04/03/2013 a 10/03/2013

Semana dos programas de mestrado

Os programas de pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), da PUC Minas, e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizam programação conjunta de abertura do semestre, com várias atividades a partir desta terça, 5 de março, até o dia 18.

Confira a programação:

5 de março
Recepção dos novos alunos do mestrado (presença e apresentação do programa e de todos os professores)
Horário: 15h
Local: sala multimeios, prédio 42, PUC Minas

11 de março
Palestra Rastros do Outro: uma experiência, com César Migliorin
Gestos e dilemas da relação com o Outro no documentário
Em seguida, haverá lançamento de e-book do Encontro dos Programas de Pós-graduação em Comunicação Social de Minas Gerais (Ecomig)
Horário: 14h30
Local: sala multimeios, prédio 42, PUC Minas

Cezar Migliorin é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisador e ensaísta concentrado no cinema e no audiovisual. Nos últimos anos, teve seus trabalhos em vídeo apresentados em mostras na Tate Modern, em Londres, e Centre George Pompidou, em Paris. É membro do Conselho Executivo da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine). Pesquisa e publica sobre o cinema brasileiro, sobretudo aquele ligado ao campo do documentário em seus aspectos políticos e estéticos. Mantém projeto de extensão de cinema e educação. Organizou o livro, Ensaios no Real, editado pela Ed. Azougue. Doutor em Comunicação e Estudos Cinematográficos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Sorbonne Nouvelle (Paris 3).

Dia 12 de março
Palestra com dois novos professores do Departamento de Comunicação da UFMG: Joana Ziller e Carlos D'andrea.
Horário: 14h
Local: auditório Prof. Baesse, 4° andar, Fafich/UFMG

Dia 13 de março
Palestra com Fernanda Bruno (UFRJ), seguido de lançamento de e-book do Ecomig
Horário: 14h
Local: auditório Prof. Baesse, 4° andar, Fafich/UFMG

Dia 14 de março
Palestra com Édison Gastaldo (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ)
Horário: 14h
Local: auditório Prof. Baesse, 4° andar, Fafich/UFMG

Dia 18 de março
Palestra Neurocinema, a percepção visual através do cinema (com Sérgio Neuenschwander)
Horário: 16h30
Local: sala multimeios, prédio 42, PUC Minas

Sérgio Neuenschwander possui doutorado em Neurociências pela Universidade Pierre et Marie Curie, Paris, França, e pós-doutorado no Instituto Max-Planck for Brain Research, Frankfurt, Alemanha. Investigador principal no Instituto Max-Planck (1998-2010). Atualmente, é professor titular de Neurociências na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), chefe de laboratório e vice-diretor do Instituto do Cérebro - UFRN. Tem experiência na área de neurofisiologia, registros com eletródios-múltiplos da retina e do córtex, estudos de comportamento em primatas, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismos da percepção visual, processos da atenção e expectativa temporal, dinâmica de oscilações neuronais. Interesse em artes relacionadas à imagem em movimento.

28/02/2013


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br