25/02/2013 a 03/03/2013

Colegiados de graduação e de pós-graduação

Durante a solenidade de posse de membros de colegiados de cursos de graduação e de programas de pós-graduação, ocorrida na última sexta-feira, 15 de fevereiro, no auditório 3 do campus Coração Eucarístico, o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, disse que os colegiados devem ser lugar de irradiação e emanação da mais alta importância para o funcionamento da Universidade, por estarem seus membros em contato permanente com alunos e professores. "Devem ser o lugar do encontro e não do desencontro", disse o reitor. Ele desejou que cada colegiado tenha a alegria de colher resultados de sua atuação como fonte de alimentação dessa alegria. "A escolha dos membros do colegiado por outros professores mostra a maturidade do curso e da Universidade dentro desse processo", afirmou.

Ele recomendou aos membros dos colegiados o acompanhamento de todos os processos, incluindo os de avaliação do setor educacional, e da formulação de sugestões à sua mudança. "Cuidem da qualidade, somos Instituição de qualidade em vários aspectos, mas queremos ser de qualidade ainda maior", pontuou o reitor. "Cuidem, cuidem muito", disse Dom Mol em referência ao trabalho desenvolvido em um colegiado.

Nova coordenadora do colegiado do Curso de Enfermagem no núcleo universitário em Betim, a professora Wilma Dantas Pereira, representando os demais professores empossados do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), disse sobre a necessidade de se repensar práticas desenvolvidas tanto internamente na Universidade quanto na área da saúde, e as relacionadas à formação dos profissionais, com visão das políticas públicas da área e do Sistema Único de Saúde (SUS). Lembrou a necessidade de trabalho próximo entre universidades e poder público.

Representando os demais professores do Instituto Politécnico (Ipuc) que também foram empossados, o professor José Luiz Silva Ribeiro, coordenador do Colegiado de Engenharia de Produção da unidade Barreiro, informou que um grupo de trabalho está revisando o projeto pedagógico do curso no Barreiro e em Betim.

A coordenadora do colegiado do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, professora Matilde de Souza, representando os professores do Instituto de Ciências Sociais (ICS) empossados, ressaltou a pluralidade de ideias dos membros do colegiado como riqueza para a superação de dificuldades. Ela considera o momento muito promissor, com a consolidação do Mestrado em Relações Internacionais, que tem nota 4 da Capes/MEC, e do doutorado da área, único em Minas Gerais.

A integração dos membros do colegiado do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social: Interações Midiáticas foi também ressaltada pelo coordenador, professor Júlio Pinto. Ele citou o desenvolvimento de projetos importantes, como do novo doutorado na área na PUC Minas, e da importância do programa, sendo respeitado em todo o País.

Foi empossado, ainda, o primeiro colegiado eleito pelos professores do curso de graduação a distância em Ciências Contábeis, que existe há oito anos. A professora Silvana Figueiredo destacou a importância da formação cristã para os alunos, como missão da Universidade.

Veja a relação dos empossados.

21/02/2013


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br