03/12/2012 a 09/12/2012

Natal na PUC Minas com diversas atividades

Os campi e unidades da PUC Minas se preparam para o Natal com montagem de presépios, missas, entre outras atividades.

Missa de Natal no Coração Eucarístico

Haverá missa de Natal no campus Coração Eucarístico, no dia 14 de dezembro, às 10h30, no Teatro João Paulo II, prédio 30. A celebração será conduzida pelo reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. O grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, também estará presente à celebração.

Já o presépio do campus Coração Eucarístico foi montado no jardim central, no dia 13 de novembro. Ao todo, são 14 peças que representam o nascimento de Jesus.

Concurso de decoração de Natal na PUC Minas Virtual

Funcionários e professores da Virtual poderão adotar cartinhas de crianças, em parceria com a Pastoral PUC Minas da Unidade São Gabriel. Eles também poderão participar da entrega dos presentes, no dia 8 de dezembro.

Haverá concurso de decoração de Natal na sede da Virtual. A votação da melhor decoração será realizada de 3 a 7 de dezembro, e no dia 13 de dezembro será anunciado o setor vencedor, durante a confraternização de final de ano, que será no Museu de Ciências Naturais (prédio 40, campus Coração Eucarístico).

De 12 a 23 de novembro, houve a decoração dos setores e de 26 a 30 de novembro foi realizada a visita aos setores concorrentes.

Almoço de Natal no Barreiro

No dia 19 de dezembro, será realizada mais uma edição do tradicional almoço de confraternização de funcionários, professores, estagiários e os adolescentes da Cruz Vermelha da Unidade Barreiro. Será servido um delicioso churrasco, ao som de muita música e alegria.

Os pagamentos deverão ser feitos na Biblioteca, com Tatiane (manhã) e Lúcia (tarde), até 14 de dezembro. O valor é de R$10 para adultos e R$5 para crianças, a partir de oito anos.

O almoço está sendo organizado pela pastoral, juntamente com funcionários de outros setores. 

A Coordenação de Extensão no Barreiro também está promovendo o Natal Solidário, uma campanha de arrecadação de brinquedos para crianças atendidas pela Creche Comunitária Pingo de Gente e pela Comissão Fé e Esperança da Vila Pinho, ambas localizadas na região. Os brinquedos podem ser entregues até 5 de dezembro. O objetivo é atender aos pedidos de presente das crianças feitos ao Papai Noel.

Informações: (31) 3328-9521.

Boneco de neve é atração em Contagem

Para deixar o Natal mais reciclado e bonito na PUC Minas em Contagem, o funcionário do setor de Infraestrutura, Leonardo Siman, teve a ideia de montar um boneco de neve com aproximadamente 300 copos descartáveis, de 50ml e 200ml. "Essa é uma oportunidade de mostrar que é possível reutilizar. Nós usamos esses copos e depois jogamos fora, dessa forma pude reaproveitar e fazer uma decoração de Natal", afirma.

A decoração está chamando a atenção. A ideia de reutilizar os copos descartáveis, usados na instituição, tem a finalidade de conscientizar a comunidade acadêmica quanto à sustentabilidade.

A missa em Ação de Graças pelo encerramento do semestre, realizada por meio da Pró-reitoria Adjunta, da Pastoral PUC Minas e da Coordenação de Extensão, será celebrada dia 14 de dezembro, às 19h, na quadra do Colégio Santa Maria, seguida de festa de confraternização de funcionários e professores do núcleo universitário. A celebração será conduzida pelo padre José Wilson Andrade.

Mais informações: (31) 3399-5985.

Árvore de Natal de 3 metros enfeita campus em Poços de Caldas

O campus em Poços de Caldas já está preparado para a chegada do Natal. Uma árvore de três metros de altura com luzes pisca-pisca foi instalada na entrada do prédio I. Todos os prédios do campus receberam enfeites, com o brasão símbolo da Universidade, confeccionados em acrílico espelhado. Nas árvores ao redor dos prédios, foram colocadas 600 bolas vermelhas, verdes e brancas representando as cores da data natalina. Um ipê localizado em frente à biblioteca recebeu um holofote de luz verde dando um toque especial à decoração noturna.

A celebração eucarística de Natal em Poços de Caldas será realizada no dia 6 de dezembro, no auditório da biblioteca, às 15 horas. A missa será celebrada pelo padre Denis Nunes de Araújo. O tema da liturgia será sobre Maria, em comemoração ao dia da Imaculada Conceição.

Campanha incentiva a adoção de cartas de crianças do Beira Linha

Pela primeira vez, a campanha do Natal do Beira Linha no São Gabriel, organizado pela Pastoral PUC Minas, ganha uma identidade. Uma não, muitas. Alunos, professores e funcionários aceitaram o convite para serem fotografados e incentivar a adoção de cartinhas das crianças da comunidade Beira Linha. As fotos estão disponíveis na página oficial da PUC Minas no Facebook (www.facebook.com/pucminasoficial) e foram produzidas pelo LabSG, que são os laboratórios dos cursos de Comunicação da unidade.

A iniciativa de criar a campanha foi do funcionário e fotógrafo Thadeu Borges Cupello, durante uma das reuniões do Comitê de Comunicação Interna da unidade. "É uma homenagem aos funcionários que fazem o Natal do Beira Linha acontecer e que estão envolvidos há tantos anos neste evento". Além da postagem das fotos no Facebook, a campanha também terá a versão impressa que será disponibilizada durante a confraternização da pastoral.

Este é o 5º ano em que o Natal do Beira Linha na PUC Minas é realizado pela equipe da pastoral da unidade São Gabriel.

A entrega dos presentes das cartas adotadas deve ser realizada até o dia 6 de dezembro, na sala da pastoral. No dia 8 de dezembro, será realizada a festa de Natal na qual as doações serão distribuídas às 800 crianças carentes de até 12 anos da comunidade Beira Linha. Nesta data, as crianças participam também de várias atividades recreativas, como a Rua de Lazer em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc-MG).

Este ano, cem crianças do Projeto Caminhos para Jesus também serão beneficiadas pelo projeto. As cartas das crianças já estão disponíveis para serem adotadas na Pastoral PUC Minas, no prédio H (2º andar), Unidade São Gabriel.

Já no dia 14 de dezembro acontece, no Convento dos Dominicanos, a confraternização de Natal dos funcionários e professores, organizada pela pastoral.

Presépio em Betim

O presépio do núcleo universitário de Betim foi montado no dia 16 de novembro, marcando a primeira peça dos Concertos de Natal, propostos pela Pastoral em Betim e Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac).

A atividade ocorreu às 19h, no auditório da unidade, sob a coordenação do professor Oiliam Lanna, da Escola de Música da UFMG, que apresentou o Natal através da história da música.

No dia 26 de novembro, às 19h, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte Dom Luiz Gonzaga Fechio celebrou a Missa de Encerramento do Semestre e em Ação de Graças aos Formandos, no hall da unidade.

A celebração contou com a presença do Coral da Fundação Embaré, de Lagoa da Prata (MG), que também fez uma cantata de Natal, no encerramento da cerimônia.

28/11/2012


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br