12/11/2012 a 18/11/2012

3ª Mostra Tecnológica do Instituto Politécnico

O Instituto Politécnico (Ipuc) promove, de segunda a quarta-feira, 12 a 14 de novembro, a 3ª Mostra Tecnológica do Ipuc. O evento, que acontecerá no pátio entre os prédios 3 e 15, do campus Coração Eucarístico, contempla a exposição de trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos alunos do instituto, além de produtos e serviços de empresas dos diversos segmentos da engenharia. A mostra acontecerá nos turnos da manhã, das 8h às 12h, e da noite, das 18h às 22h, e é direcionada à comunidade acadêmica, empresas e demais interessados. No dia 13, no período da noite, e no dia 14, no período da manhã e da noite, haverá exposição da maquete do Mineirão.

O evento é um espaço para divulgação de novas tecnologias, produtos e serviços, captação de currículos e avaliação de trabalhos. Visa estabelecer um novo modelo de ensino de Engenharia baseado na inovação da formação humanística, no empreendedorismo e na utilização da tecnologia também a serviço das demandas sociais e do desenvolvimento sustentável.

A mostra estimula a pesquisa científica, o desenvolvimento e a apresentação de novas tecnologias e inovações; troca de ideias e experiências tanto com representantes de empresas atuantes no mercado quanto com alunos expositores, das diversas áreas da engenharia; ampliação do networking; oportunidade de estágios, de programas de trainee e de entrada no mercado de trabalho.

A acessibilidade é o foco de alguns dos trabalhos que serão apresentados. Um deles, realizado por alunos do Curso de Engenharia de Controle e Automação, propõe a construção de um protótipo de uma cadeira de rodas movida pelo pensamento, com o objetivo de possibilitar um aumento do bem-estar e da autoestima de deficientes físicos com limitações severas de locomoção. Outro trabalho, realizado por alunos do mesmo curso, propõe a criação de um braço mecânico controlado pelo pensamento, para permitir que uma pessoa com deficiência física tenha suas funções básicas recuperadas ou reestabelecidas, por meio de um equipamento que receba comandos diretamente do cérebro, sem a necessidade de intervenção direta na parte do corpo afetada.

Pensando na sustentabilidade, um grupo de alunos do Curso de Engenharia de Controle e Automação propõe ainda a fabricação de tijolos feitos de material reciclado. Nesse trabalho, foi pensada a reutilização de lâmpadas fluorescentes na produção de tijolos, como já feito em países de primeiro mundo, para reduzir os impactos ambientais. Ao serem descartadas de forma inadequada no meio ambiente, essas lâmpadas possuem em sua composição materiais que podem provocar danos ao meio ambiente e à saúde pública. A proposta inicial do trabalho é mostrar passo a passo o processo utilizado na fabricação desse tijolo e, por intermédio de uma maquete, o processo industrial de automação envolvido.

A implantação de uma usina eólica na Região Metropolitana de Belo Horizonte foi pensada por um grupo de alunos do Curso de Engenharia Mecânica e Mecatrônica. O trabalho propõe ainda um roteiro que auxilia a instalação e operação de parques eólicos. A energia eólica é a segunda fonte de energia mais competitiva no Brasil, perdendo somente para a hidrelétrica. O aumento da demanda de energia e as incertezas da disponibilidade de recursos energéticos alternativos têm colocado na pauta das discussões globais a questão da escassez dos recursos naturais e a busca por fontes de energias alternativas.

Alunos do Curso de Engenharia de Produção elaboraram um trabalho que analisa, por meio da confiabilidade, falhas em linhas de transmissão de energia elétrica em uma concessionária de energia de Minas Gerais, a partir de um banco de dados coletados nos últimos dez anos de operação. A Engenharia de Confiabilidade é um ramo da Engenharia de Qualidade que visa prever falhas em equipamentos, produtos ou processos. Os resultados obtidos visam auxiliar o processo de tomada de decisão quanto à necessidade de intervenções e a escolha de metodologias de manutenção adequadas, a partir do comportamento das falhas registradas.

A lista completa de todos os trabalhos, assim como a programação completa da Mostra Tecnológica do Ipuc, está disponível no site do evento.

Mais informações: (31) 3319 - 4224 ou pelo e-mail mostraipuc@pucminas.br.

07/11/2012


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br