17/09/2012 a 23/09/2012

IV Scap sobre Territórios Rede: as linhas de força da periferia

A Unidade São Gabriel realiza a IV Semana de Ciência, Arte e Política, de segunda a sábado, 17 a 22 de setembro. A temática central será Territórios Rede: as linhas de força da periferia. Para participar, não é necessário se inscrever. A semana conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Prodabel. A programação completa do evento está disponível na internet no www.saogabriel.pucminas.br/scap.

O destaque do circuito é a conferência na terça-feira, 18, às 20h, no teatro (prédio E), com o tema A Periferia como Voz Emergente, pelo professor Muniz Sodré, da UFRJ, jornalista e autor de 36 livros publicados sobre comunicação, cultura e ficção. O objetivo da discussão é caracterizar as minorias sociais como articulações em busca de emergência social e voz pública e questionar uma suposta homogeneidade do conceito de cultura.

Durante a Semana, serão realizadas conferências que abordam também o consumo, os direitos legais e a transformação social promovida pela arte e a cultura nas periferias sob o prisma das diversas áreas acadêmicas relacionadas à Universidade. A programação inclui ainda apresentações de culturas populares das ruas de Belo Horizonte, como o Duelo de MCs e as rodas de samba promovidas pelo Centro Mineiro de Cultura do bairro São Paulo, na Região Nordeste. As atividades artísticas e culturais acontecem dentro e fora da unidade, no circuito Bim&Now que ocorrerá no quarteirão fechado em frente à Universidade.

O evento tem como objetivo discutir novas formas de ocupação do espaço urbano por seus moradores e analisar os deslocamentos entre o que anteriormente eram considerados "centro" e "periferia" e que, na sociedade contemporânea, se fundem em um só espaço, sem fronteiras. Nesse contexto, a palavra "ocupar" encontra lugar de destaque. Um exemplo desta nova movimentação é a "Praia da Estação", na qual ativistas em trajes de banho promovem ocupações na Praça da Estação como forma de reação à tentativa de restrição do uso da área pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Atenta aos debates da Rio +20, a PUC Minas realiza durante o evento o plantio de 21 árvores na Unidade São Gabriel. É a Scap +21, uma forma simbólica de mostrar a preocupação da Universidade com o meio ambiente e sua preservação, apoiando o consumo sustentável.

Informações pelo e-mail scap.sg@pucminas.br ou pelo telefone: (31) 3439.5305.

Confira abaixo as ofertas, datas e horários de oficinas:

Oficina de recondicionamento de computadores

17 de setembro

14h às 16h

16h às 18h

18 de setembro

14h às 16h

16h às 18h

Oficina de criação de jogos digitais em 2D

19 de setembro

16h às 18h

19h às 21h

20 de setembro

10h às 12h

16h às 18h

19h às 21h

Oficina de arte com lixo digital

21 de setembro

14h às 16h

16h às 18h

12/09/2012


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br