27/08/2012 a 02/09/2012

Seminário sobre ética e corrupção

Dentro das atividades da Campanha Eleições 2012: voto na cidade, o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da Arquidiocese de Belo Horizonte e da PUC Minas, em parceria com o Departamento de Filosofia, promove nos dias 4 e 5 de setembro o seminário Ética e Corrupção: dilemas contemporâneos.

O evento é gratuito e aberto ao público, especialmente da comunidade acadêmica. Faça sua inscrição. O evento acontecerá no prédio 4, auditório 1, campus Coração Eucarístico. Serão fornecidos certificados para os presentes.

Programação:

Dia 4 de setembro

19h30
Mesa-redonda: Ética, Cotidiano e Corrupção
- Prof. Sérgio Murilo – Departamento de Filosofia (PUC Minas)
- Prof. José Luiz Quadros de Magalhães – Faculdade Mineira de Direito (PUC Minas)
- Professor José Luiz Furtado - Ufop
Mediação: professor Robson Sávio - Nesp 

Dia 5 de setembro

9h
Mesa-redonda: Ética, Mídia e Corrupção
- Profa. Bertha Makaaroun – Faculdade de Comunicação e Artes (PUC Minas)
- Jornalista João Paulo Cunha - editor do Caderno Pensar - Jornal Estado de Minas
- Prof. Pe. Márcio Paiva - Departamento de Filosofia (PUC Minas)
Mediação: professor Antônio Aurélio – Departamento de Filosofia (PUC Minas)

Dia 5 de setembro

20h
Mesa-redonda: Ética, Política e Corrupção
- Prof. William César Castilho - Faculdade de Psicologia (PUC Minas)
- Promotor Edson de Resende Castro - coordenador do Centro de Apoio Eleitoral do Ministério Público Estadual
- Professor João Lino – Departamento de Filosofia (PUC Minas)
Mediação: professora Raquel Beatriz - Nesp  

Outras informações pelo e-mail: nesp@pucminas.br ou pelo telefone (31) 3319-4978.

Desde 2006, o núcleo produz, nos anos eleitorais, subsídios para estimular o eleitor a refletir sobre o voto e o acompanhamento dos eleitos. Neste ano, acolhendo sugestões que foram apresentadas a partir de várias avaliações do Projeto Eleições 2010, o núcleo disponibiliza novas metodologias de trabalho. Além do seminário, estão sendo disponibilizados:

Série de vídeos educativos: uma série de dez programas de vídeo que põe em debate temas importantes referentes às eleições municipais de 2012 foi produzida pelo Nesp. São vídeos elaborados em linguagem direta e objetiva sobre política e cidadania. Os temas são apresentados de modo a estimular o eleitor a refletir sobre o voto e o acompanhamento dos eleitos. Os vídeos podem ser baixados diretamente no canal do Nesp, no Youtube, em www.youtube.com/nespvideos. Os temas abordados nos programas são: participação política; a cidade; fé e política; prefeitos e vereadores: funções e deveres; o sistema eleitoral brasileiro; a escolha dos candidatos; ética e política; políticas públicas e participação popular e o acompanhamento dos eleitos. Cada uma das 260 paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte recebeu uma cópia do DVD contendo os dez programas e poderá utilizá-la de variadas formas. O material será ainda enviado para algumas escolas de Belo Horizonte. A comunidade acadêmica da PUC Minas também será estimulada a utilizar os vídeos.

Blog do Nesp: o blog foi reestruturado. Na coluna Eleições 2012 o internauta poderá acessar informações atualizadas sobre o pleito deste ano. Notícias educativas sobre as eleições serão postadas com frequência. Informações visando esclarecer dúvidas do eleitor, permitindo o acesso a conteúdos que ofereçam o detalhamento das informações sobre candidatos, partidos e coligações, também serão disponibilizadas no blog. Já a coluna De olho na política traz um clipping semanal de notícias dos poderes executivo, legislativo e judiciário. O blog do Nesp pode ser acessado no endereço http://www.legislativonesp.blogspot.com.br/.

Atividades de assessoria: utilizando a rede de grupos de fé e política presentes nas várias paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte, uma série de atividades envolvendo debates com candidatos, cursos de formação sobre as eleições 2012 e reuniões com lideranças locais será desenvolvida até o primeiro turno. Em tais ações, serão priorizadas as discussões acerca dos critérios para as escolhas dos candidatos e sobre a importância do acompanhamento permanente dos eleitos, seguindo a metodologia de Acompanhamento do Legislativo sistematizada pelo Nesp nos últimos anos.

22/08/2012


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br