06/08/2012 a 12/08/2012

Novas licenciaturas integram o programa

A PUC Minas está ampliando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Mais seis cursos de licenciaturas passarão a integrar o programa: Ciências Biológicas (núcleo universitário de Betim), Ciências Sociais, Pedagogia, História, Geografia e Educação Física. Alunos da Universidade matriculados do primeiro ao antepenúltimo períodos dessas licenciaturas e das que já participam do Pibid, como Filosofia, Letras, Matemática, Física e Biologia, poderão se inscrever até esta terça-feira, 7 de agosto, para seleção de bolsistas do programa.

As inscrições devem ser feitas na secretaria do respectivo curso. São 20 vagas para alunos de cada licenciatura e, para os de Pedagogia, 40. O valor da bolsa é de R$400 para oito horas de atividades semanais. Com a inclusão dessas licenciaturas, a partir deste ano a PUC Minas terá 200 bolsistas no programa e parceria com mais de 20 escolas públicas da educação básica.

Nesta segunda-feira, 6 de agosto, iniciam-se as atividades do semestre do Pibid para os bolsistas já participantes dos cursos de Filosofia, Letras, Matemática, Física e Biologia. A atividade será no auditório 1, prédio 4 do campus Coração Eucarístico, às 9h, atividade que contará também com a participação dos professores bolsistas das escolas. 

Criado com a finalidade de valorizar e apoiar estudantes de licenciatura plena, o Pibid é promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). O programa oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, para o exercício de atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando a formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas. A iniciativa contribui, ainda, para potencializar os diálogos entre universidade e educação básica. Os estudantes são supervisionados por professores que atuam em escolas da rede pública de ensino de Minas Gerais, além dos coordenadores de área da Universidade.

O programa pretende incentivar os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente; promover a articulação teoria-prática e a integração entre escolas e instituições formadoras; e contribuir para elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais e, consequentemente, seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A ficha de inscrição está disponível no www.pucminas.br. Mais informações no Conselho Gestor de Licenciaturas pelo telefone (31) 3319-4559 e no www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid.

Filosofia e Educação

Os alunos Camila Soares Dutra Elias, Helrison Silva Costa e Johathas Souza Lima, bolsistas do Pibid do Curso de Licenciatura em Filosofia irão participar, com apresentação de trabalho, do VI Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, no período de 15 a 17 de agosto, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O trabalho intitulado Trem Filosófico: nos trilhos do conhecer, ensinar, aprender apresenta uma proposta de metodologia para o ensino da Filosofia no nível médio e foi desenvolvido pelo grupo dos participantes do curso de Filosofia, sob a orientação da professora Sílvia Contaldo. No mesmo evento, a professora irá apresentar um quadro sinóptico sobre a história da disciplina Filosofia na Educação Brasileira, com o trabalho intitulado A Filosofia na Escola: uma história de presenças, ausências e muitas interrogações. O estudo também teve a participação de bolsistas do Pibid do Curso Licenciatura em Filosofia.

02/08/2012


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br