18/06/2012 a 24/06/2012

Professor Caio Boschi vence prêmio da ABL

A Academia Brasileira de Letras (ABL) conferiu, no dia 14 de junho, o Prêmio de História e Estudos Sociais ao professor da PUC Minas e pesquisador mineiro Caio César Boschi, pelo livro Exercícios de Pesquisa Histórica, publicado recentemente pela Editora PUC Minas.

A decisão dos acadêmicos se baseou em parecer que confirma o "valor pioneiro do livro de propor, no quadro da cultura brasileira, a organicidade da documentação e fontes de conhecimento do autor". Caio Boschi desenvolve estudos e pesquisas, predominantemente nas áreas de História do Brasil Colonial, História de Portugal Moderno, de acervos documentais e arquivos históricos.

De acordo com os acadêmicos, o livro procura, "com rigor metodológico, a interdisciplinaridade objetiva, com vasto alcance sobre as ciências sociais". O parecer diz ainda que "avulta no trabalho de Caio Boschi a concentração canônica que permite o documental do Império português nos séculos XVII e XVIII, permitindo a disciplina criadora de uma consciência da reflexão, e ensejando a inovação das viagens filosóficas". O parecer se encerra afirmando que "Caio Boschi responde à lição de Michel de Certeau de que ‘ir aos arquivos é o enunciado de uma lei tácita da história’. Seu livro marca o incontornável do verdadeiro ‘ir às fontes’, pedido pelo discernimento da pesquisa da nossa contemporaneidade".

Caio César Boschi é graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também lecionou, aposentando-se como professor titular de História do Brasil. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, é também professor titular do Departamento de História da PUC Minas. Durante quase 20 anos, foi professor convidado e leitor de História do Brasil, nos cursos de graduação e de mestrado de universidades públicas de Portugal.

O livro está disponível na Editora PUC Minas (Rua Dom Lúcio Antunes, 180, bairro Coração Eucarístico) e nos demais pontos de venda da Editora. Para conhecê-los, basta acessar o site: www.pucminas.br/editora.

Informações: (31) 3319-9901 - divulgacao@pucminas.br.

15/06/2012


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br