18/06/2012 a 24/06/2012

Inscrições abertas para Curso de Medicina em Betim

As inscrições para o Curso de Medicina, que funcionará no núcleo universitário de Betim, estão abertas até 9 de julho, pela internet no www.pucminas.br. A Portaria nº 80, de 05/06/2012, do Ministério da Educação (MEC), que autoriza a implantação do curso, foi publicada no dia 6, no Diário Oficial da União.

O processo seletivo, que pode ser feito por meio de provas ou pela média obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), destina-se ao preenchimento de 60 vagas, no turno diurno, oferecidas para o segundo semestre de 2012. A taxa de inscrição pelo processo tradicional (provas) é de R$ 100 e, pelo Enem, R$30, ambas pela internet. Se escolhido o processo seletivo por meio do Enem, será considerado, pela PUC Minas, para efeito de classificação, o melhor resultado obtido pelo candidato nas edições de 2009, 2010 e 2011 do exame.

As provas de Língua Portuguesa, Produção de Texto (Redação), Biologia, Química e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) estão marcadas para o dia 22 de julho, das 13h às 18h. O candidato poderá fazer as provas na Região Metropolitana de Belo Horionte ou em Poços de Caldas, no Sul de Minas, devendo indicar sua opção no momento da inscrição.

O resultado do processo seletivo será divulgado até o dia 1º de agosto, e o início das aulas será no dia 7 de agosto.

Projeto pedagógico tem conceito máximo

Aprovado com conceito máximo (nota cinco) pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto pedagógico do novo curso tem como diferencial o fato de ter conseguido traduzir em suas estratégias as diretrizes curriculares do MEC para cursos de Medicina. Essas diretrizes representam uma mudança significativa na forma como os médicos vinham sendo formados nos últimos cem anos, com uma visão do processo saúde-doença-cuidado restrito aos seus aspectos clínicos e cirúrgicos; treinados para executar procedimentos técnicos com pouca atenção aos aspectos humanos e sociais do exercício da profissão e com o treinamento realizado apenas em hospitais, ignorando todo o avanço tecnológico da assistência ambulatorial ocorrido nos últimos 30 anos.

O Curso de Medicina da PUC Minas, ao adotar o paradigma da integralidade, irá formar um profissional de saúde com visão global do ser humano, apto a trabalhar em equipes multiprofissionais e em redes de atenção à saúde, comprometido com a qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades. Ou seja, a Universidade pretende formar um médico completo, com as necessárias competências e habilidades para conhecer os problemas de saúde do povo brasileiro e a melhor forma de resolvê-los. 

O espaço de formação desse profissional, além das aulas teóricas, será a Rede de Atenção à Saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) no município de Betim e em sua microrregião, a partir de convênio assinado entre a Sociedade Mineira de Cultura – mantenedora da Universidade – e a Prefeitura Municipal de Betim.

Com o Curso de Medicina, a PUC Minas ampliará a oferta de graduações na área da saúde, somando-se aos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Também na área da saúde a Universidade oferece várias especializações (pós-graduações lato sensu) e mestrados e doutorados, como em Odontologia e Psicologia.

14/06/2012


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br