04/06/2012 a 10/06/2012

Exibição do filme Hércules, no São Gabriel

A Unidade São Gabriel recebe nesta segunda-feira, 4 de junho, o primeiro festival Cinema pela Verdade, intermediado pela Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac) da Universidade. Com direção de Silvio Da-Rin, o filme Hércules 56 (2006) será exibido às 19h, seguido por uma mesa de debate sobre o período da ditadura no Brasil, com a presença do jornalista Luiz Marcos Magalhães, da pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Isabel Leite e a historiadora Heloisa Greco. O evento acontece no teatro da unidade, no prédio E (rua Walter Ianni, 255). A sessão é gratuita e aberta à comunidade acadêmica.

Hércules 56 (2006) aborda momentos do ano de 1969, em que o então embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Em sua troca, foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, que representam diversas tendências políticas que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Fatos desta época são relembrados, com entrevistas com os sobreviventes.

O festival é realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem), organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia. O projeto irá percorrer, entre maio e junho, 81 universidades de todo o País, com exibição de filmes nacionais que têm como tema o período da ditadura militar e suas consequências. Serão realizadas exibições gratuitas, seguidas de debate com a presença de convidados e diretores/realizadores de cada obra.

O Cinema pela Verdade selecionou obras que trazem diferentes enfoques sobre o tema. Após cada exibição, será promovido um debate com acadêmicos, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e culturais, além dos próprios diretores ou equipe de produção dos filmes. Estudantes e debatedores terão a chance de trocar conhecimento e experiências, fomentando assim a discussão.

30/05/2012


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br