04/06/2012 a 10/06/2012

IV Seminário Pibid

Com o tema O Pibid na Escola e nos Percursos de Formação Docente, o IV Seminário Pibid PUC Minas será realizado nos dias 18 e 25 de junho e 2 de julho, das 8h às 12h, no auditório 1 do prédio 4 no campus Coração Eucarístico. No dia 7 de julho está prevista visita ao Inhotim – Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), do qual a PUC Minas participa desde 2010. Na Universidade, o programa está ligado à Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

No dia 18, o tema será Com a Palavra o Professor: o Pibid na minha escola e no meu percurso de formação, ocasião em que participarão professores das escolas estaduais Bernardo Monteiro, Francisco Brant, Lúcio dos Santos, Maestro Villa Lobos e Ordem e Progresso. No dia 25, haverá apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos da PUC Minas por áreas de conhecimento, como Biologia, Filosofia, Física, Letras e Matemática. No dia 2 de julho, haverá apresentação de trabalhos interdisciplinares desenvolvidos pelos estudantes da Universidade em cada uma dessas cinco escolas.

Criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, o Pibid possibilita uma articulação da Universidade com as escolas públicas, por meio do projeto Diálogo entre Universidade e Escolas, promovendo tanto o aprimoramento da formação inicial de professores quanto a melhoria da qualidade da educação básica. Na PUC Minas, participam alunos e professores dos cursos de Filosofia, Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Física. A proposta do Ministério da Educação, de acordo com a professora Lorene dos Santos, coordenadora institucional do Pibid na Universidade, pode ser entendida como um incentivo para que as novas gerações tenham de fato boas oportunidades de iniciar sua formação para serem professores.

De acordo com a subcoordenadora da área de Filosofia no Pibid, professora Sílvia Contaldo, a atuação dos estudantes das escolas, em parceria com os professores dessas instituições, têm gerado a reativação de grêmios estudantis, docentes incentivados a voltarem a estudar e comunidades do entorno envolvidas. Os licenciandos participantes do Pibid são inseridos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, por meio de aulas e o desenvolvimento de projetos em suas áreas de atuação. O programa concede bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo Pibid e demais despesas a ele vinculadas.

Mais informações: (31) 3319-4559.

30/05/2012


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br