04/06/2012 a 10/06/2012

Encontro Regional de Ensino de Astronomia e Jornada nas Estrelas

O 28º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (Erea) será realizado de quinta-feira a sábado, 7 a 9 de junho, no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40, campus Coração Eucarístico), no Espaço Tim UFMG Conhecimento, na Praça da Liberdade, e no Parque das Mangabeiras, Região Sul de Belo Horizonte. Um dos parceiros é o Grupo de Astronomia e Astrofísica (Gaia) do museu, coordenado pelo professor Peter Leroy Faria, e congrega professores e alunos de diferentes cursos da Universidade. Simultaneamente ao evento, o Gaia oferece uma nova oportunidade de observar planetas, estrelas e aglomerados estelares. Será no sábado, 9 de junho, quando acontecerá o projeto Jornada nas Estrelas, no Parque das Mangabeiras, das 19h às 22h. A participação na jornada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

Erea

O Erea contará com palestras, mesas-redondas, oficinas, exposições, sessões de planetário e de observação astronômica. A palestra de abertura, no dia 7, com o tema Astronomia e Sustentabilidade, será feita pelo professor Peter Leroy Faria, às 10h30.

Mais informações e inscrições: www.ufmg.br/proex/ddc/erea2012.

Jornada nas Estrelas

O público poderá participar da observação do céu com telescópios e a olho nu, ver sessões de um planetário inflável, aprender a utilizar cartas celestes, participar de intervenções teatrais com personagens a caráter, como Galileu Galilei e o astronauta da Apolo 11 Neil Armstrong, participar de experimentos interativos de Física, além de assistir a uma palestra sobre 2012 e a mística do Apocalipse. O projeto prosseguirá neste ano até outubro, sempre aos segundos sábados de cada mês.

O projeto Jornada nas Estrelas é uma iniciativa do Gaia e existe há oito anos, funcionando de 2005 a 2006 no Parque Ecológico da Pampulha e, de 2007 a 2012, no Parque das Mangabeiras.

Fruto de uma parceria entre a PUC Minas e a Fundação de Parques Municipais, o Jornada das Estrelas passou a constar na programação oficial da prefeitura de Belo Horizonte, como um evento cultural e de divulgação científica. Ele traz ao grande público a possibilidade de conhecer o céu, de observar com telescópios, para muitos pela primeira vez, planetas e estrelas. Permite ao público conhecer um pouco de história e mitologia. São parceiros do Gaia e participam da realização do evento: o Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (Ceamig) e o Departamento de Física e Química da PUC Minas, por intermédio do projeto Circo da Física.

O grupo Gaia tem por objetivo a divulgação e o ensino da Astronomia a um público cada vez maior, levando o conhecimento a todos os interessados. Por meio de um aprendizado mais dinâmico e interativo, o grupo pretende despertar um maior interesse pela Ciência e pela Astronomia.

As apresentações consistem da observação dirigida de fenômenos celestes: planetas, estrelas duplas, nebulosas, lua, aglomerados e nuvens, com explicações sobre cada fenômeno ou objeto observado.

30/05/2012


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br