Caso não esteja visualizando este e-mail corretamente clique aqui.

Investimento em qualidade, conforto e tecnologia
Laboratório de Medicina Veterinária na Praça da Liberdade

A PUC Minas entrega à comunidade acadêmica neste ano de 2016 um grande elenco de obras que significará para todos mais conforto, qualidade e tecnologia. São obras de ampliação e reforma de infraestrutura e importantes investimentos em laboratórios, auditórios e salas de aula. O objetivo é aprimorar cada vez mais os espaços acadêmicos e serviços oferecidos nos campi e unidades. Entre as iniciativas para essa modernização, destacam-se a aquisição de equipamentos de ponta, a construção e revitalização de laboratórios, reformas de salas e construção de novos prédios e adequação para acessibilidade de pessoas com deficiência. “A Universidade está em permanente atualização para atender com a máxima qualidade à comunidade acadêmica. E, neste semestre, algumas unidades se transformaram em um verdadeiro canteiro de obras, como a Unidade Praça da Liberdade e o Campus Betim”, afirma o pró-reitor de Logística e Infraestrutura, professor Rômulo Albertini Rigueira.

As informações sobre as diversas obras e investimentos realizados em todas as unidades e campi podem ser conferidas neste PUC Informa Especial.


Praça da Liberdade: infraestrutura consolidada e novos projetos

Lançada em outubro de 2015, a PUC Minas Praça da Liberdade está estruturada hoje com sete prédios que atendem aos alunos de graduação e pós-graduação, um público que, somado, gira em torno de 4,5 mil alunos. “A estrutura que temos hoje foi montada pensando em atender com plena qualidade aos projetos pedagógicos, o que permite a consolidação dos cursos já implantados e a vinda de novos cursos em atendimento à grande demanda que temos percebido na região”, afirma o pró-reitor adjunto, professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle.

 Leia mais

A fachada do Edifício Dom Cabral foi revitalizada conforme aprovação do Patrimônio Municipal de Belo Horizonte
Obras no Campus Betim visam conforto da comunidade acadêmica
As obras no Campus trazem mudanças estruturais, como a ampliação de espaços

O campus em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, ao comemorar 20 anos, recebe importantes obras de infraestrutura para proporcionar mais conforto e qualidade nos serviços prestados aos que frequentam a Instituição. Essas obras e ampliações acompanham a crescente demanda do Campus que tem mais de quatro mil alunos nas 11 graduações em oferta, mais de 350 professores e 200 funcionários do corpo técnico-administrativo, além da comunidade assistida nos mais diversos serviços ofertados pela Universidade e que frequentam o Campus diariamente.

 Leia mais

Pesquisa em motores: Universidade investe e será referência na área

Ampliar o investimento no campo da pesquisa também é um dos objetivos da PUC Minas. Com a criação do CPMEC – Centro de Pesquisa em Motores, Emissões e Combustíveis, a Universidade está prestes a se tornar referência nessa área. “Será um centro de pesquisa de relevância em nível mundial, poucas instituições de ensino terão algo relacionado à pesquisa de motores que possuam a qualidade estrutural desse projeto”, afirma o professor José Ricardo Sodré, coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica.

 Leia mais

O CPMEC tem previsão de inauguração para o segundo semestre de 2016
Revitalização dos laboratórios do Ipuc: microscópio de alta tecnologia é destaque
O Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) consegue ampliar imagens em até 50 mil vezes

Para atender à demanda dos cursos de Engenharia, oferecendo equipamentos com tecnologia de ponta, sete laboratórios experimentais foram reformados e revitalizados. Segundo o professor Attenister Rego, mais de 10 mil alunos foram beneficiados com as obras realizadas nos laboratórios. Uma das principais novidades foi a aquisição do Microscópio Eletrônico de Varredura, que é um equipamento de altíssimo nível, dotado de tecnologia de ponta.

 Leia mais

Equipamentos de ponta na nova Central de Material e Esterilização

Até o final do ano, todos os instrumentos das clínicas e dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia e do Posto Médico serão desinfetados e esterilizados na nova Central de Material e Esterilização, localizada no novo prédio em construção (prédio 86), entre os prédios 45 e 46, no Campus Coração Eucarístico. A central contará com equipamentos de ponta.

 Leia mais

O prédio 86 oferecerá aparatos modernos para esterilização de instrumentos
Engenharia Química recebe Laboratório de Análise Instrumental
O espectrofotômetro de absorção atômica é capaz de identificar poluentes em fluidos descartados pela indústria

O Curso de Engenharia Química recebeu, em maio deste ano, o Laboratório de Análise Instrumental, que tem aproximadamente 80m², no primeiro andar do prédio 34, no Campus Coração Eucarístico. “É um laboratório de alto nível para o desenvolvimento de análises e pesquisas de ponta. Esses aparelhos não vieram apenas para modernizar, mas também para trazer um grande ganho de qualidade e confiabilidade nas análises”, afirma o coordenador do curso, professor Leonardo Mitre.

 Leia mais

Novo laboratório e revitalização de instalações

A revitalização no segundo andar do prédio 34, no Campus Coração Eucarístico, possibilita a setorização dos ambientes, melhoria da qualidade do espaço em termos de conforto e funcionalidade, além da modernização das instalações de forma a reduzir o consumo de energia. A área contemplada com a reforma é de aproximadamente 450m².

O novo laboratório de inovação possui três ambientes. Um deles é composto por mesas em que os alunos e professores poderão estudar e realizar pesquisas, utilizando computadores pessoais e até mesmo o celular.

 Leia mais

O novo laboratório do Icei oferece mais conforto e modernidade aos alunos da Universidade
Obras de expansão marcam os 20 anos do campus em Poços de Caldas
O prédio 9 foi projetado para atender a demanda dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Relações Internacionais

O campus em Poços de Caldas completa 20 anos e celebra o aniversário com obras de ampliação. Com mais de cinco mil alunos e 13 cursos de graduação, o objetivo da Universidade em Poços é oferecer qualidade de ensino e estrutura adequada à comunidade acadêmica. Na busca constante pelo desenvolvimento, o Centro de Espiritualidade atende ao planejamento da PUC Minas de ter um local para as celebrações religiosas em cada unidade.

 Leia mais

Modernização e mais conforto no São Gabriel

No primeiro semestre de 2016, foram realizadas diversas obras na Unidade São Gabriel, priorizando o conforto e qualidade das instalações para alunos, professores e funcionários. Entre elas estão a modernização de três importantes espaços destinados a eventos de pequeno e médio portes, localizados no bloco I. Os espaços multimeios, dois com capacidade para 135 pessoas, e outro com 55 lugares, contam agora com sistema audiovisual de última geração e ar-condicionado. Nas multimeios, as portas foram duplicadas e o espaço de circulação ampliado.

 Leia mais

As salas multimeios contam, agora, com sistema audiovisual de última geração
No Barreiro, espaço para a espiritualidade
No Barreiro, o espaço de oração contará com sala para minicursos e atividades litúrgicas

Proporcionar um espaço de união e comunhão à comunidade acadêmica e população do Barreiro e região. É com esse objetivo que está sendo construído o Centro de Espiritualidade da Unidade Barreiro.

Com 330 m² e capacidade para receber 100 pessoas, o espaço será a nova sede da Ação Pastoral na Unidade. O Centro de Espiritualidade contará com uma sala para minicursos e também será dedicado às atividades litúrgicas, como as missas semanais, além dos encontros dos grupos de oração e da leitura orante da Bíblia.

Novo campus em Uberlândia

O novo campus em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que é o 11º da PUC Minas, conta com prédio totalmente reformado para atendimento a cursos de graduação (o primeiro, Curso de Sistemas de Informação, turno noite, está com inscrições abertas) e de pós-graduação lato sensu já oferecidos pelo IEC PUC Minas nas áreas de Direito e Gestão. A edificação tem três andares, 16 salas de aula, três laboratórios de informática com 90 computadores no total, setores administrativos e biblioteca integrada aos demais campi e unidades.

 Leia mais

Prédio com três andares foi totalmente adaptado às pessoas com deficiência
Revitalização do campus em Arcos
Também foram feitas obras de adequação à acessibilidade em Arcos

No Campus Arcos, no Centro-oeste mineiro, também foram realizadas obras de adequação à acessibilidade para pessoas com deficiência, de acordo com a norma NBR 9050/2015, tornando, assim, todos os espaços acessíveis, incluindo auditório e banheiros.

 Leia mais