Caso não esteja visualizando este e-mail corretamente clique aqui

Oportunidades diversificadas em processos seletivos para este 2º semestre

Vários processos seletivos, para este 2º semestre, estão com inscrições abertas na PUC Minas, para diferentes públicos e áreas. As ofertas vão desde o Processo Seletivo Simplificado para a graduação, com vagas disponíveis para início já neste segundo semestre, cursos profissionalizantes e de iniciação ao teatro, pós-graduação lato e stricto sensu, curso básico de Teologia, entre outras. Há também o lançamento de mais uma possibilidade de educação continuada: os cursos de pós-graduação lato sensu online. Confira, abaixo, qual deles se adequa a sua área de interesse.

Medicina do Campus Betim: transferência e obtenção de novo título

Estão abertas, até 12 de agosto, as inscrições para transferência de alunos e obtenção de novo título (portador de diploma) para o Curso de Medicina do Campus Betim, pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 25 vagas, referentes ao 2º semestre de 2020. As inscrições devem ser feitas pela internet, no pucminas.br, no valor de R$65.

Além do pagamento da taxa da inscrição, outra condição a ser atendida pelos candidatos, que estejam cursando Medicina em outra IES, é não terem cursado mais de 60% da carga horária do curso pretendido na PUC Minas, após análise das equivalências com as disciplinas cursadas com aprovação no curso de Medicina de origem.

Veja no edital no pucminas.br
as documentações exigidas.

Processo Seletivo Simplificado: inscrições para o 2º semestre

A PUC Minas está com inscrições abertas ao Processo Seletivo Simplificado para vagas em cursos de graduação presencial e a distância para o 2º semestre de 2020. Os candidatos podem se inscrever por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anos 2009 a 2019, e/ou pelo sistema de prova (Redação), que será aplicada de modo virtual. As inscrições, pelo pucminas.br, vão até 27 de agosto.

As vagas são referentes aos cursos nas unidades e campi em Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade, São Gabriel), Betim e Contagem e no interior em Arcos, Poços de Caldas, Serro e demais polos de educação a distância em Curitiba (PR), Ipatinga, Juiz de Fora, Manaus (AM), Montes Claros, Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). Os cursos a distância são Administração e Ciências Contábeis.

Programa Especial de Bolsas

O Programa Especial de Bolsas da PUC Minas, destinado aos portadores de diplomas de cursos de graduação realizados na Universidade, também está com inscrições abertas. O processo seletivo destina bolsas de 50% da semestralidade aos aprovados na lista de bolsas por curso/turno/unidade. O quadro de vagas da disponibilidade de bolsas por curso/turno/campus/unidade pode ser consultado pelo Portal PUC Minas - pucminas.br. O edital é destinado ao preenchimento de vagas e concessão de bolsas parciais de estudos para o 2º semestre de 2020. As inscrições também deverão ser feitas pela internet, pelo pucminas.br.

Poderão se inscrever somente candidatos que não possuam vínculo acadêmico ativo, no ano de 2020, com a PUC Minas; não apresentarem débitos com a Universidade; e que comprovarem a conclusão de curso de graduação na PUC Minas.O resultado do processo seletivo com a convocação em primeira chamada será divulgado até 24 de julho. A matrícula será feita, presencialmente, nos dias 30 de julho (primeira chamada) e 31 de julho (segunda chamada), das 9h às 19h, nas Secretarias Acadêmicas dos cursos.

Outras informações: (31) 3319-4444
pucminas.br

Transferência externa e obtenção de novo título

Alunos de outras instituições de ensino superior podem ingressar na PUC Minas por meio de transferência externa, para início das aulas já no segundo semestre deste ano, exceto para o Curso de Medicina. Os interessados, que deverão ter cursado no máximo 60% da carga horária total do curso de origem, devem se inscrever até o dia 3 de agosto, pelo site. Já para aqueles que possuem diploma de curso superior, e que queiram estudar na PUC Minas, estão abertas as inscrições, também até 3 de agosto, para obtenção de novo título – nova graduação. Confira aqui.

Bolsa Social

Além da redução do valor das mensalidades de vários cursos de graduação da PUC Minas para 2020, o aluno terá a oportunidade de usufruir da Bolsa Social. O benefício poderá ser concedido para ingressantes que vão iniciar a graduação no 2º semestre, com exceção de Medicina. A Bolsa Social também é destinada aos universitários que se transferirem para a PUC Minas e para os interessados em cursar nova graduação (obtenção de novo título).

Outras informações: (31) 3319-4444
pucminas.br/estudenapuc.

Variadas ofertas na pós-graduação lato sensu

Estão abertas as inscrições para os cursos presenciais de pós-graduação lato sensu da PUC Minas, com início das aulas a partir de setembro de 2020. Na RMBH, são mais de 200 ofertas divididas em cerca de 20 áreas. Em Juiz de Fora são 30 ofertas nas áreas de contabilidade, direito, engenharia, finanças, gestão, marketing, psicologia, saúde e tecnologia. Já em Uberlândia são oito ofertas nas áreas de direito, gerenciamento de projetos, gestão, marketing, psicologia e tecnologia.

As atividades presenciais serão iniciadas apenas quando for seguro para toda a comunidade acadêmica. Se o distanciamento social ainda for necessário, haverá um período transitório com aulas ao vivo conduzidas em ambiente digital. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pela internet no www.pucminas.br/pos.

Lançamento: pós lato sensu online

Além das ofertas presenciais, o IEC PUC Minas lança, neste semestre, mais uma possibilidade de educação continuada: os cursos de Pós Online. São cursos de pós-graduação lato sensu realizados com o que há de melhor da tecnologia remota e do modelo presencial: assim, as atividades acadêmicas acontecem em um ambiente digital, com aulas predominantemente online com dia e hora marcados, como no modelo presencial. Ofertadas ao vivo, elas têm interação instantânea entre aluno e professor. Além disso, o aluno terá acesso a disciplinas com aulas gravadas para estudar quando quiser e de onde estiver. A pós online conta também com três encontros presenciais, em Belo Horizonte, ao longo de toda a oferta. Ao todo, serão cerca de 50 ofertas nas áreas de contabilidade, direito, educação, engenharia, gestão e tecnologia. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pela internet no www.pucminas.br/pos.

Condições ampliadas: comece a pagar somente em 2021

Em virtude dos impactos da pandemia do novo coronavírus, a PUC Minas flexibilizou as condições de pagamento e ampliou as possibilidades de financiamento da parceira Intersector. Para esta campanha, o aluno começa a estudar em setembro de 2020 e passa a pagar as mensalidades apenas no ano que vem, em 2021. Saiba mais sobre as condições de pagamento e de financiamento no site:
www.pucminas.br/pos

PUC Minas Virtual:A flexibilidade da pós-graduação a distância

As ofertas da PUC Minas Virtual caracterizam-se por cursos a distância voltados para aqueles que precisam ou preferem manejar seu tempo com a liberdade que as aulas previamente gravadas oferecem. Há dois anos, a PUC Minas Virtual oferece a entrada contínua, possibilitando que os alunos que ingressarem com o curso em andamento possam ter disponíveis as aulas já publicadas. Os cursos possuem carga horária de 360 horas, com exceção do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho (614 horas).  O material didático é online e as provas e a defesa do TCC realizadas pela internet. As inscrições, gratuitas, acontecem até o dia 06 de novembro, no www.pucminas.br/posead. O aluno terá acesso às aulas em até 72h após a confirmação de sua inscrição.

Escola de Teatro oferece cursos online

Neste ano que completa 20 anos, a Escola de Teatro se adapta aos novos tempos e passa a oferecer cursos de teatro pelo sistema remoto (online). Com inscrições abertas até esta sexta-feira, 31 de julho, os cursos atendem a atores já formados e também a iniciantes.

Inscrições 
pucminas.br/escoladeteatro.
Mais informações
escoladeteatro@pucminas.br.

Aprofundamento em Ensino Religioso: bolsas de estudos para egressos

O Curso de Pedagogia da PUC Minas está oferecendo o Aprofundamento em Ensino Religioso, com 600 horas, em apenas um semestre, e terá início em 3 de agosto. É aberto aos estudantes e egressos do Curso. Os ex-alunos do curso podem concorrer ao processo seletivo destinado à concessão de 30 bolsas de estudos de 50% do valor da mensalidade. O aprofundamento direciona-se à formação de profissionais para atuar na disciplina de Ensino Religioso na Educação Básica, numa perspectiva que compreende a importância da formação do cidadão, particularmente em relação à questão da liberdade de consciência e do respeito pela diversidade religiosa.

Egressos

Poderão se inscrever às bolsas de estudos apenas os egressos do Curso de Pedagogia que não possuam vínculo acadêmico ativo com a Universidade durante o ano de 2020. Os interessados devem se inscrever até o dia 20 de agosto, exclusivamente pelo site. O resultado do processo será transmitido individualmente aos candidatos, por e-mail, após análise dos documentos e parecer da coordenação do curso. A data da matrícula, bem como orientações para sua realização, será informada também por e-mail, ficando a matrícula condicionada à existência de vagas nas disciplinas requeridas pelo aluno.  

Para os egressos do Curso de Pedagogia com outras ênfases/ aprofundamentos, basta solicitar a complementação de estudos no CRA – Centro de Registros Acadêmicos – ou no site da PUC Minas.
Assista ao vídeo com esclarecimentos dos professores.


Nova turma para o Curso
Básico de Teologia

O Centro de Formação de Agentes da Pastoral (Cefap), um dos núcleos do Anima PUC Minas – Sistema Avançado de Formação - e da Arquidiocese de Belo Horizonte, oferecerá, a partir de 11 de agosto, nova turma do Curso
Básico de Teologia.

O curso é direcionado à formação bíblica e teológica de leigos das comunidades e membros das congregações religiosas. Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio.

As aulas acontecem ao longo de quatro semestres, às terças e às quintas, através de aulas ao vivo por videoconferência.

O curso é financiado em 24 parcelas de R$189.

Para pedidos de bolsas, descontos ou demais dúvidas sobre o curso devem ser encaminhados para análise através do e-mail  cefap@pucminas.br.

As inscrições, no limite de 60 vagas, devem ser feitas exclusivamente através do link na página: 
http://vemprapuc.pucminas.br/curso-basico-de-teologia.

 

Mestrado e doutorado e disciplinas isoladas

Vários Programas de Pós-graduação stricto sensu estão com inscrições abertas para processo seletivo de novos alunos. Outros também para disciplinas isoladas. Confira:

Programas

Administração
Educação
Letras
Informática
Psicologia  

Disciplinas isoladas

Administração
Ciências Sociais
Direito
Geografia     
Informática
Letras
Odontologia
Psicologia
Relações Internacionais