YouTubefacebookpucminas.br
Pós-graduação em Odontologia

CENTRO COLABORADOR EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE BUCAL DA PUC MINAS

O CENTRO COLABORADOR EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE BUCAL DA PUC MINAS é fruto de um convênio entre a Coordenação Nacional de Saúde Bucal (Ministério da Saúde) e o Departamento de Odontologia da PUC Minas.

Iniciado em 2009, objetiva contribuir para a consolidação da estratégia nacional de vigilância em saúde bucal, tornando-se centro de referência para estudos e projetos em saúde bucal nas seguintes áreas temáticas: câncer bucal, fenda labiopalatina, traumatismo dentário e trauma maxilofacial. Objetiva também colaborar na realização dos levantamentos nacionais de saúde bucal do Ministério da Saúde (projeto SB Brasil) e fortalecer o apoio técnico às ações de vigilância em saúde bucal dos estados e municípios, por meio de capacitação profissional e disponibilização de equipamentos necessários para a realização de pesquisas epidemiológicas.

A Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, em parceria com outras instituições, tem desenvolvido ações para cumprir as diretrizes da política nacional de saúde bucal e melhorar a qualidade de saúde da população brasileira. Além das ações assistenciais específicas, destacam-se os grandes levantamentos de saúde bucal (Projeto SB-Brasil) e a criação dos “Centros Colaboradores em Vigilância em Saúde Bucal”. Esses Centros Colaboradores foram concebidos a partir da criação, no ano de 2006, de um Comitê Técnico Assessor para estruturação e implantação da estratégia de vigilância em saúde bucal dentro da política nacional de saúde bucal, com o objetivo de avançar na elaboração de um modelo de vigilância da saúde bucal com ações que visassem a reduzir o impacto das doenças bucais. A principal proposta desse Comitê Técnico Assessor foi a construção do modelo nacional de vigilância em saúde bucal e a criação de 8 (oito) “Centros Colaboradores em Vigilância em Saúde Bucal” sediados em instituições de ensino superior das diferentes regiões brasileiras. Os 8 (oito) “Centros Colaboradores em Vigilância em Saúde Bucal” apresentam a seguinte distribuição: 2 (dois) na região Nordeste (nos estados de PE e RN), responsáveis pelas regiões Norte e Nordeste; 3 (três) na região Sudeste (nos estados de MG, RJ e SP); dois na região Sul (SC e PR); 1 (um) na região Centro-Oeste (GO). Esses Centros Colaboradores compartilham competências comuns, mas apresentam responsabilidades individuais por determinada área temática.

O Centro Colaborador do estado de Minas Gerais está sob a responsabilidade do Departamento de Odontologia da PUC Minas e dos dois Programas de Pós-Graduação em Odontologia vinculados a esse Departamento. No convênio firmado com a PUC Minas, o Ministério da Saúde investirá um valor total de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) para a estruturação do CENTRO COLABORADOR EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE BUCAL DA PUC MINAS (Número do convênio: 01728/2009; Vigência do convênio: 31/12/2009 a 17/6/2015).

 :: Volta :: 

Endereço: Av. D. José Gaspar, 500 - Prédio 46 - Sala 101 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG - CEP: 30535901