YouTubefacebookpucminas.br
Pós-graduação em Odontologia

A PUC Minas: Missão, histórico e perfil

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) é uma instituição comunitária, confessional e de fins não econômicos. Fundada em 1958, A PUC Minas tem como missão promover o desenvolvimento humano e social, contribuindo para a formação humanista e científica de profissionais competentes, que tenham como base valores da ética e da solidariedade e compromisso com o bem comum, mediante a produção e disseminação das ciências, das artes e da cultura, a interdisciplinaridade e a integração entre a Universidade e a sociedade. 
 
 
 
A PUC Minas é mantida pela Sociedade Mineira de Cultura, associação de fins não econômicos, criada em 24 de junho de 1948, e declarada entidade de utilidade pública estadual pela Lei Nº 2.278, de 22 de dezembro de 1960, e de utilidade pública federal pelo Decreto Nº 61.690, de 13 de novembro de 1967.

O início da história da PUC Minas nos remete ao ano de 1922, quando o Papa Bento XV nomeou o Bispo de Natal, Dom Antônio dos Santos Cabral, para a Diocese de Belo Horizonte. Dom Cabral tinha o sonho de fundar a primeira instituição católica de ensino superior de Minas Gerais. Em junho de 1948, esse sonho começou a se realizar com a instalação da Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da futura Universidade. Em julho de 1948 foi assinada a ata de criação da UCMG - Universidade Católica de Minas Gerais.

A Universidade Católica de Minas Gerais foi reconhecida oficialmente no dia 12 de dezembro de 1958, por meio do decreto presidencial Nº 45.046 publicado no Diário Oficial da União e assinado pelo então Presidente da República Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira. Em 2 de julho de 1983, o Vaticano outorgou à Universidade Católica de Minas Gerais o título de Pontifícia. A partir de então, a Universidade passou a ser denominada Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Em pouco mais de meio século de uma trajetória sempre pautada por valores como igualdade, liberdade, autonomia, pluralidade, solidariedade e justiça, as antigas “Escolinhas do Bispo”, denominação carinhosa da comunidade às primeiras escolas da Universidade, transformaram-se na “Maior Universidade Católica do Mundo” em número de alunos e professores (reconhecimento atribuído à PUC Minas em 2010 pela Congregação para a Educação Católica, órgão ligado à Santa Sé). Também merece destaque o fato da PUC Minas ter sido considerada a melhor universidade privada do Brasil em 2006, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014 pelo Prêmio Melhores Universidades do Guia do Estudante da Editora Abril, cuja avaliação é reconhecida nacionalmente.

Atualmente, a Universidade está presente em diversas regiões do Estado de Minas Gerais, por meio de uma estrutura multicampi nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Poços de Caldas, Arcos, Serro e Guanhães. A sede da Universidade é a Unidade Acadêmica PUC Minas no Coração Eucarístico, pertencente ao campus de Belo Horizonte.

A estrutura da PUC Minas é composta por mais de uma centena de prédios que abrigam laboratórios, bibliotecas, museu, canal de TV, oficina de teatro, ensino a distância, salas multimídia, teatros, auditórios, hospitais veterinários e clínicas de fisioterapia, odontologia e psicologia, além de outros equipamentos dotados com modernos recursos tecnológicos e pedagógicos.

A PUC Minas apresenta atualmente 121 cursos de graduação, 358 cursos de especialização e 18 Programas de Pós-graduação (que ofertam 15 cursos de Mestrado Acadêmico, 3 cursos de Mestrado Profissional e 12 cursos de Doutorado). A comunidade acadêmica da Universidade reúne mais de 65 mil pessoas: 1.653 professores, 2.266 funcionários e 61.115 alunos (43.508 de graduação, 15.600 de especialização, 1.102 de mestrado, 545 de doutorado).

 :: Volta :: 

Endereço: Av. D. José Gaspar, 500 - Prédio 46 - Sala 101 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG - CEP: 30535901