:: Voltar à primeira página do informativo ::
Não é de hoje que há uma preocupação mundial em economizar ao máximo a água e a energia elétrica — que, no Brasil, provém majoritariamente das hidrelétricas — e encontrar novas soluções energéticas que sejam sustentáveis. Com o objetivo de incentivar a ampliação dos estudos acerca da energia solar e dar suporte a projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado nesta área, o Grupo de Estudos em Energia, o Green, realiza projetos de pesquisa, dá suporte a empresas de mercado e certifica equipamentos de aquecimento solar de água. "Desde o início do ano o laboratório é acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, o que nos habilita a participar do Programa Brasileiro de Avaliação da Conformidade de Equipamentos de Aquecimento Solar de Água. Além disto o laboratório também é designado pelo Inmetro para realizar ensaios em equipamentos para energia solar fotovoltaica", explica Daniel Sena Braga, engenheiro responsável pelos ensaios.
Em janeiro de 2017, o Green foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 para realização de ensaios de certificação de equipamentos de aquecimento solar de água, resultado de um processo que ocorreu em 2016. O selo é exigido a todos os laboratórios de ensaios, garantindo que os testes são confiáveis e podem ser reconhecidos como válidos em todo o mundo, de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 de acreditação de laboratórios. "No Brasil, além do Green, apenas o Instituto de Pesquisas Tecnológicas possui este selo para ensaiar equipamentos de aquecimento solar de água", afirma Daniel.
Contando com oito funcionários, entre técnicos e engenheiros, o Green, que foi criado em 1997, dispõe de laboratórios para ensaios mecânicos, térmicos e elétricos, além de uma área externa onde são realizados ensaios e pesquisas em equipamentos solares. O laboratório conta com um Simulador Solar e sistema de aquisição de dados que simula as diversas condições de radiação solar e permite de forma eficaz avaliar a eficiência de equipamentos. "Este equipamento simula a radiação emitida pelo Sol e possibilita testar, além dos sistemas de aquecimento solar, pintura de carro, conforto térmico no interior do veículo, entre outros. Já realizamos testes como estes em parceria com a Fiat", explica Daniel.
Coordenado pela professora Antônia Sônia Diniz, o Green possui uma estação meteorológica completa e a infraestrutura laboratorial é composta por equipamentos de ponta que atendem os requisitos do mercado. O Green é um dos poucos laboratórios no mundo que contam com um simulador solar de grande porte, capaz de simular a radiação solar natural. Este equipamentopossibilita a realização de testes de coletores solares em ambiente fechado e testes de conforto térmico em cabines de veículos", explica o funcionário Daniel Sena.
Dicas para economizar energia elétrica sugeridas pela equipe do Green:
1. 10% da energia que as lâmpadas convencionais utilizam para oferecer o mesmo nível de iluminação.
2. Na hora de comprar equipamentos ou eletrodomésticos, analise o selo Procel do modelo. O Selo Procel de Economia de Energia tem como finalidade ser uma ferramenta simples que permite ao consumidor analisar quais equipamentos e eletrodomésticos são mais eficientes e consomem menos energia.
3. Não deixe luzes acesas ou televisão ligada em ambientes desocupados.
4. Instale sensores de presença em locais de passagem, como corredores e escadas. Como são locais de passagem, onde as pessoas não permanecem por muito tempo, muitas vezes não há necessidade de manter a luz acesa.
5. Instale um sistema de aquecimento solar de água. O chuveiro elétrico é responsável por até 43% do consumo de energia em uma residência durante o inverno.
6. Não instale a geladeira e o fogão muito próximos. A geladeira consome menos energia se ficar longe do fogão, uma vez que a emissão de calor nas proximidades da geladeira faz com que o equipamento gaste mais energia para manter seu interior resfriado.
7. Em prédios, evite utilizar o elevador para subir 1 ou 2 andares.
8. Evite deixar o ar-condicionado ligado quando o ambiente estiver desocupado. Mantenha portas e janelas sempre fechadas, e para diminuir a incidência do Sol no ambiente, feche as cortinas ou persianas.
9. Instale um sistema de energia solar fotovoltaico. Você gera a energia que irá consumir no mês e paga à concessionária de energia apenas a taxa de disponibilidade de energia elétrica.
10. Sempre que possível, utilize o varal em vez da secadora de roupas.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos