:: Voltar à primeira página do informativo ::
Uma boa decoração é elemento indispensável para conferir identidade e compor os mais diversos ambientes, especialmente nas festas. Na PUC Minas São Gabriel, a ornamentação dos eventos realizados na Universidade é planejada e produzida pela funcionária Eloísa Helena Gerken de Gouvêa, coordenadora do setor de estágio na Unidade. "Em todas as festas e demais acontecimentos, faço um projeto de decoração e mobilizo uma equipe que me ajuda a preparar a decoração", conta.
A auxiliar administrativa, que está há 14 anos na Universidade, começou a se interessar pela decoração quando trabalhava com ensino infantil. "A escola era pública, e por isso contávamos com poucos recursos para a decoração das festinhas e dos eventos, mas tínhamos que fazer ficar bonito mesmo assim. Daí comecei a pegar gosto pela coisa", explica Eloísa.
Assim que chegou na PUC, começou a elaborar a decoração de Natal da Unidade com o apoio de outros funcionários. "A primeira árvore de Natal que fiz aqui na PUC foi produzida a partir de garrafas pet. Mobilizei o pessoal da Pastoral na Universidade e montamos juntos. Depois, fiz de papéis que iam ser descartados e, no ano seguinte, fiz com rolos de papel higiênico. A partir daí, o pessoal começou a sempre lembrar de mim quando tem que ser feita alguma decoração, como na Festa Junina da Unidade e na Scap, a Semana de Ciência, Arte e Política", esclarece ela, que trabalha com todos os tipos de material, mas foca nos recicláveis.
O nascimento do neto de Eloísa foi um fator determinante para que ela se interessasse ainda mais pelo hobby de decorar festas e ambientes. "Pouco antes de ele nascer, eu fiz um curso de decoração de festas infantis, no Senac, e então comecei a fazer várias festas para amigos e familiares", conta Eloísa, que participou de diversos seminários e cursos com especialistas da área. "Fui ao Seminário Nacional de Artes com Balões (Snab), já fiz cursos com profissionais renomados como Cristina Buchain e em instituições reconhecidas, como a Auguri Festas, além de workshops pela internet. Eu não paro. Também faço velas decorativas personalizadas, o pessoal gosta bastante", pontua animada.
Muito elogiada pelos colegas de trabalho, Eloísa pretende abrir seu negócio no ramo de decoração. "Quando estou fora da PUC, só penso em decoração. A atividade me renova, traz momentos de criatividade, é muito importante para mim e me dá muito prazer", finaliza.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos