:: Voltar à primeira página do informativo ::
Além de oferecer variadas oportunidades de iniciação profissional, o projeto Primeiro Caminho estimula os participantes a encarar os estudos com mais dedicação. Quem afirma é a assistente social da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac), Márcia Maria Silva Couto Pegnolate.
O projeto, estruturado pela Secac, em parceria com a Pró-reitoria de Recursos Humanos e com a Cruz Vermelha Brasileira, é uma via de promoção sociocultural e de qualificação profissional dos adolescentes que trabalham nos diversos setores da PUC Minas.
De acordo com ela, a iniciativa representa o aprimoramento das relações entre a Universidade e esse grupo de jovens trabalhadores, que têm representado importante celeiro de profissionais qualificados e engajados no espírito da Instituição.
A assistente social ressalta, ainda, a importância do apoio das chefias à participação dos adolescentes nas oficinas e recomenda que, na medida do possível, possam acompanhar as atividades desenvolvidas e dar sugestões de aprimoramento.
A Universidade encerrará os trabalhos desta primeira etapa do projeto com uma solenidade a ser celebrada em dezembro, no campus Coração Eucarístico, com a presença dos adolescentes e de seus familiares.
Mecânica veicular
Uma das oficinas do projeto Primeiro Caminho é a de Mecânica Básica Veicular, oferecida em parceria com o Departamento de Mecânica do Instituto Politécnico (Ipuc). O objetivo do curso, segundo o coordenador do departamento, professor Tarcísio José de Almeida, é oferecer aos jovens conhecimentos básicos sobre veículos automotivos, para que possam prestar serviços nessa área. “O setor automotivo demanda muita mão de obra, mas é preciso qualificação, dependendo do que se pretende fazer”, afirma.
Com carga horária de 30 horas/aulas, o curso é composto por nove tópicos, entre eles Normas Veiculares de Segurança; Cuidados com a Pintura e Polimento; e Alinhamento, Balanceamento e Cuidados com os Pneus. Neste semestre, foi montada uma turma, com aulas duas vezes por semana e duração de três horas cada. A partir do ano que vem, o professor informa que serão duas turmas por semestre, com 30 vagas ao todo. “A procura tem sido muito boa. Os alunos estão entusiasmados com o curso. Quando ouvem falar em carros, os olhos até brilham. Pode ser que o curso desperte neles o interesse em fazer Engenharia”, aposta.
Ao final, os adolescentes recebem certificados, estando aptos a trabalhar em oficinas, fazendo revisões para viagens e inspeções de segurança, de acordo com Almeida.
Oportunidade
“É uma experiência boa, que vale a pena”, avalia Jeferson de Oliveira Brígido, de 17 anos, referindo-se à oficina de Mecânica Básica Veicular. Ele conta que tomou conhecimento sobre o curso pela chefia, no Instituto de Informática (prédio 34), onde trabalha como office boy. “Apesar de ser básica, está bacana a oficina. Está dando para pegar bastante coisa”, diz o jovem, para quem o conteúdo abordado está sendo uma novidade. “Nunca tinha visto nada, não”, afirma.
Morador do bairro Coqueiros, na região Noroeste de Belo Horizonte, Jeferson estuda na Escola Estadual Alisson Pereira Guimarães, onde faz o 1º ano do ensino médio. Conta que, tanto o serviço que desenvolve na Universidade quanto o curso de mecânica, o estimulam a continuar estudando. Ele diz que, futuramente, pretende trabalhar na área automotiva. No entanto, o sonho dele é outro: estudar Direito. “Quero ser policial ou delegado”, vislumbra.
Cursos oferecidos neste semestre
- Canto e Coral, em parceria com a Coordenadoria de Arte e Cultura;
- Iniciação à Informática, em parceria com o curso de Ciência da Computação;
- Leitura, em parceria com o Curso de Letras;
- Mecânica Básica Veicular, em parceria com o Instituto Politécnico (Ipuc);
- Monitoria de Matemática, em parceria com o Departamento de Matemática e Estatística;
- Oficina de Libras, em parceria com o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI);
- Oficina Projeto de Vida e Escolha Profissional, em parceria com o Curso de Psicologia;
- Oficina Viva, Jovem!, em parceria com o Curso de Enfermagem;
- Orientação Profissional, em parceria com o Curso de Psicologia;
Mais informações: (31) 3319-4593.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos