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Eu só quero chocolate

Chocolate é uma ótima opção para adoçar o paladar ou mesmo para presentear. Se quiser agradar alguém, pode apostar no chocolate, que é sucesso garantido. Ao leite, amargo ou branco, além de outras variações gourmets, ele é o presente tradicional de Páscoa e o inimigo das dietas. Mas o que nem todo mundo se lembra é que essa iguaria pode ser um forte aliado do bem-estar. "Para alguns pesquisadores, o chocolate induz a uma sensação de prazer que pode ser explicada tanto pelo efeito de derreter na boca, provocado pela manteiga de cacau, quanto pela presença de vários outros compostos associados ao prazer, como o aminoácido triptofano, que pode ser utilizado pelo cérebro para produzir serotonina, estimulando um neurotransmissor que induz esta sensação", explica a professora Yani Gláucia Gomide Mizubuti, do Curso de Nutrição no Barreiro.

Além disso, essa guloseima também traz inúmeros benefícios à saúde, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas, circulatórias, câncer e outras patologias, pois é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres. "Os chocolates, ricos em cacau, apresentam algumas substâncias como fitoquímicos, que podem exercer efeito estimulante semelhante ao da cafeína, e antioxidantes que podem melhorar a saúde cardiovascular, promovendo o fluxo do sangue adequado e um coração mais saudável", conta Yani.

Para desfrutar de todos esses benefícios, o ideal é privilegiar o chocolate amargo e evitar o consumo excessivo, uma vez que o alimento contém um alto teor de gordura. "O chocolate amargo, além de conter menor teor de açúcar, tende a ser mais rico em cacau, componente que apresenta compostos com propriedades funcionais. Mas não há recomendação estabelecida de uso do chocolate por dia. O consumo pode ser estabelecido mediante avaliação individualizada", explica a professora.

No entanto, de acordo com a nutricionista, algumas orientações podem ser seguidas para o consumo correto do alimento, "como preferir aqueles com maior teor de cacau e menor teor de açúcar e gordura, e ler atentamente o rótulo dos chocolates diet, que, apesar de ter o controle da quantidade de açúcar, são geralmente muito ricos em gordura", comenta Yani.

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