:: Voltar à primeira página do informativo ::
O bem-estar no trabalho é uma preocupação cada vez mais constante nas empresas. O que nem todo mundo sabe é que a qualidade de vida envolve não só fatores relacionados com a saúde, tais como o bem-estar físico, psicológico, emocional e mental, como também elementos não relacionados, como a família, amigos, emprego ou outras circunstâncias da vida.
O diretor do Instituto de Ciências Biológicas e Saúde (ICBS), professor Raul de Barros Neto, já proferiu uma palestra com esse tema para os funcionários da Universidade. A qualidade de vida leva a uma melhoria da produtividade e consequentemente da saúde física e mental. "Os chamados pequenos-grandes gestos fazem uma diferença enorme no dia a dia do funcionário. Aceitar o outro com todas as suas limitações e diferenças é fundamental para manter um ambiente de trabalho de qualidade", ressalta o professor.
O professor Raul de Barros oferece, na palestra, algumas dicas para promover a saúde no dia a dia do ambiente de trabalho:
A promoção da qualidade de vida no mundo do trabalho |
Acionamento das pequenas-grandes atitudes na prática da qualidade de vida no trabalho |
Vivência das emoções positivas (alegria), em especial no momento do trabalho Linguagem afetuosa, fraterna Respeito ao mundo natural do outros e de sua privacidade Espírito contínuo de utilidade e cooperação = sinergia ativa Respeito ao esforço do outro(a) efetuado na realização do trabalho, entendendo os limites de cada um (aceitação = amor) e colaborando discretamente para os necessários ajustes |
Cumprimento afetuoso ao chegar Generosidade em ceder e colaborar com alegria Gentileza e presteza nas ações colaborativas Diálogo fraterno a respeito de qualquer mal-estar ou mal-entendido Disponibilidade de escuta fraterna das dificuldades de nossos parceiros Cuidado ao despedir ou encerrar as tarefas, não se esquecendo dos sinais calorosos de fraternidade, indulgência e compreensão |
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos