:: Voltar à primeira página do informativo ::
Após o êxito da mostra Meninas do Brasil, que nos dois últimos anos percorreu vários estados brasileiros, o artista plástico jesuíta Geraldo Lacerdine terá suas telas expostas no Espaço Cultura e Fé (prédio 7), campus Coração Eucarístico, de 9 a 31 de maio.
Meninas do Brasil é resultado de uma pesquisa do artista sobre cultura brasileira, tendo a mulher como foco central da expressão. O trabalho dá voz a mulheres anônimas, que muitas vezes são silenciadas pelo abandono, pela exclusão social ou pelo fato de serem pobres, negras e subjugadas. “Mais do que simples telas, a exposição tem uma dimensão sociológica e traz histórias reais de mulheres de diferentes idades, talvez por esse motivo tenha resultado em um envolvimento tão grande do público presente nas mostras e que muito tem me alegrado”, afirma Lacerdine, que também é diretor de comunicação da Companhia de Jesus (Província Brasil Centro-Leste).
Entre as histórias retratadas, todas comoventes, está a de Elizete, do interior de São Paulo, que, abandonada pelo marido, teve de cuidar de cinco filhos sozinha; Dandara, uma sem-teto de Belo Horizonte (MG); Tereza, de 78 anos, que vive em uma solidão profunda após ser esquecida pelos filhos; Alice, de 13 anos, grávida do próprio pai; e de Judite, 50 anos, à espera de um homem que conheceu quando moça.
Depois da mostra na PUC Minas a exposição segue viagem para a Trienal de Arte Contemporânea, em Assis Itália.
Sobre o artista - Aos 37 anos, o mineiro Geraldo Lacerdine é formado em comunicação, Filosofia e Teologia. Abraçou a pintura como modo de expressão e transformação da realidade. www.artelacerdine.com
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos