GERAIS POR DENTRO DA PUC Portal PUC Minas CADÊ VOCÊ? GENTE NOVA EM DIA COM RH ANIVERSÁRIOS BEM ESTAR LADO B PUC CULT

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Reitor instala o Comitê Geral de Comunicação Interna da PUC Minas

O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, instalou, no dia 12 de novembro, o Comitê Geral de Comunicação Interna da Universidade,  acompanhado do secretário de Comunicação, professor Mozahir Salomão Bruck, e do chefe de gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto de Sousa. Com a presença de diretores de institutos e faculdades, pró-reitores de unidades e campi, secretários e funcionários técnico-administrativos, a solenidade aconteceu na sala multimeios do prédio 6, campus Coração Eucarístico.

Dom Mol disse que a Comunicação é questão estratégica importante da Instituição e que o Programa de Comunicação Interna mostra a capacidade e a necessidade de uma comunicação mais aprimorada pela Universidade. E disse que o Comitê Geral tem um grande trabalho à frente, com a segurança do aprendizado adquirido com a instalação dos comitês de Comunicação Interna nos campi e unidades.

O reitor disse ainda que, com a Comunicação Interna, e consequente atenuação de ruídos, melhora-se o ambiente dentro da Instituição. “Se nós investirmos de fato na nossa Comunicação, passaremos a enxergar a Instituição no seu todo, no seu global”, refletiu o reitor. “Não podemos enxergar nosso setor de trabalho isoladamente; se fizermos isso, nos perdemos, teríamos uma visão equivocada da Instituição, podendo ver somente um pedaço dela”, pontuou Dom Mol. O reitor chamou ainda a atenção para a importância do cuidado com as relações de afeto: “Precisamos cuidar das nossas relações afetivas. Produzimos conhecimento, mas precisamos construir relações de amizade, amorosas, de respeito”, disse o reitor, enfatizando o papel de uma Comunicação “ágil, boa, não camuflada” na promoção dessas relações de afeto.

Compõem o Comitê Geral: na presidência, o secretário de Comunicação, professor Mozahir Salomão Bruck; o representante da Pró-reitoria de Recursos Humanos, professor Eudes Weber Porto, diretor executivo de RH; o coordenador da Assessoria de Relações-Públicas, César Rafael da Silva; a relações-públicas e executora do Programa de Comunicação Interna, Bárbara Aline Fernandes Loureiro; e, representando os comitês de Comunicação Interna dos campi e unidades, Luciene Gontijo Dias, da Unidade Barreiro; Sandra Moreira de Andrade Pinto, do Núcleo Universitário de Betim; Luciana Coelho Siqueira Novaes, do Núcleo Universitário em Contagem; e Leandro Amaral Maffort, da Unidade São Gabriel. O representante do campus Poços de Caldas ainda será indicado, quando da instalação oficial do Programa de Comunicação Interna naquele campus, prevista para 4 de dezembro. Os representantes dos comitês de Comunicação Interna dos campi e unidades e o representante da PRORH têm mandatos com duração de dois anos, podendo ser renovado por igual período.

O secretário de Comunicação explicou que o papel do Comitê Geral é o de troca de experiências, com uma visão mais ampla da Universidade. Ele ressaltou a necessidade do apoio dos gestores, como já vem acontecendo em todas as unidades pelos pró-reitores adjuntos.

O professor Mozahir Salomão lembrou a trajetória de instalação do Programa na Universidade, que começou em 2010 com o projeto-piloto na Unidade São Gabriel, tendo sido instalados comitês nos campi e unidades da Universidade. Ele chamou a atenção para o fato de que a Secretaria de Comunicação da Universidade não faz Comunicação sozinha, sendo a contribuição da Comunicação Interna fundamental para desobstruir os fluxos e os canais de comunicação. “A Comunicação é estratégia de gestão, os participantes são sensores com ‘s’. É o canarinho do mineiro que vai à frente para ver onde tem água”, comparou. Ele lembrou que as reuniões do comitê são para avaliar como está o clima organizacional e a preocupação das pessoas.

Serão três reuniões do Comitê Geral por semestre, de acordo com o regulamento distribuído aos membros. O secretário de Comunicação explicou que todos os membros do Comitê Geral podem propor pauta para esses encontros, ocasião na qual poderá também haver contribuição de convidados.


Dom Mol inaugura Comitê Geral de Comunicação Interna

:: Veja mais notícias no "Gerais" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos