:: Voltar à primeira página do informativo ::
Oficinas com diversos temas relacionados à saúde e com duração aproximada de 45 minutos é a proposta do projeto Trabalhos interdisciplinares do curso de Fisioterapia, que será desenvolvido com os funcionários da Secretaria de Comunicação e do Museu de Ciências Naturais, campus Coração Eucarístico, a partir deste mês. Os assuntos tratados nas oficinas dependem das atividades desenvolvidas em cada setor e são sugeridos pelos funcionários, em conjunto com os alunos e professores do curso de Fisioterapia, responsáveis pelas atividades.
Neste semestre, os temas das oficinas estão relacionados com a Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Saúde Pública, que a saúde se difunda sobre a Terra. “Esperamos que o resultado seja uma maior sensibilização de todos com relação aos cuidados com a saúde, ou seja, aos poucos a saúde difundindo-se sobre nossa universidade. Ainda temos o desafio de pensar nos temas Arte, Saúde e Meio Ambiente, como diretrizes para criação e realização das oficinas, salientando a importância de levar o aluno para o campo, para a prática das possibilidades e contribuições que o curso de Fisioterapia apresenta”, diz Renata.
Esse projeto já é realizado com funcionários do setor de manutenção (Proinfra), desde o segundo semestre de 2010. No caso da manutenção, foram demandados temas como problemas do coração, prática de atividades físicas, ergonomia e glaucoma. De acordo com uma das professoras responsáveis pelo projeto, a ergonomista Renata Campos Vasconcelos, trata-se de um trabalho interdisciplinar realizado com todos os alunos dos dez períodos de Fisioterapia. “Os alunos são levados para a prática, orientados por todos os professores de cada período, e realizam as oficinas e outras atividades interativas. O objetivo é sensibilizar a comunidade com relação a aspectos e cuidados com a saúde”.
No mês de abril, funcionários do setor de manutenção participaram de várias oficinas. Uma das oficinas foi sobre depressão. O pedreiro Denis Ribeiro, funcionário da PUC Minas há um ano, apreciou a atividade. “Essa foi a primeira vez que participei, mas gostei muito do que foi ensinado. Sempre que tiver, vou querer participar”.
A oficina sobre depressão foi realizada pelas estudantes do 4º período de Fisioterapia, Juliana Herculana Alves, Cássia Nunes, Nayara Avelar, Glauciane Rezende e Carolina Aguilar.
Os setores que se interessarem pelo projeto devem entrar em contato com a médica do trabalho Regina Rais, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) ou com a coordenação do Curso de Fisioterapia, no telefone (31) 3319-4391.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos