:: Voltar à primeira página do informativo ::
Para qualificar cada vez mais a formação dos professores da educação básica, foi instituído o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Forprof), ligado à Pró-reitoria de Graduação (Prograd). No comitê, coordenado pela professora Agnela da Silva Giusta, há representantes das licenciaturas, da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação (Proppg). A criação do Comitê atende à Resolução Nº 1, de 17 de agosto de 2011, do Ministério da Educação.
De acordo com a professora Agnela, os membros do Comitê se reúnem a cada 15 dias para fazer a articulação dos projetos no âmbito da formação inicial e continuada de professores e potencializar a apresentação de projetos inovadores que possam ser financiados pelo poder público. “O setor faz a coordenação da política indutora de apresentação de sugestões, projetos e ações com a finalidade de melhoria do ensino das licenciaturas”. Foi criado, pelo Comitê, o Fórum das Licenciaturas PUC Minas, com o objetivo de se chegar a um consenso de como deve ser a formação dos professores. “A intenção é que todo projeto pedagógico tenha, subjacente, uma mesma concepção de formação de professores”.
Também trabalha no setor o auxiliar administrativo Rodrigo Fernandes, que atende aos professores e presta assessoria na realização dos trabalhos do Comitê. Responsável pela decoração do ambiente, Rodrigo, que é funcionário da PUC há 10 anos, conta que tudo foi feito com muito carinho, com aproveitamento de mobiliário já existente na Universidade. “Como o setor era novo e precisávamos de móveis, fiz uma visita, acompanhado do sr. Valdemar, da Proinfra, ao depósito da Unidade São Gabriel. Depois de uma boa limpeza, criatividade e opinião de amigos, as peças que encontramos no depósito deixaram a sala da Prograd/Forprof um ambiente acolhedor”.
No Comitê, instalado no prédio 30, 1º andar, sala 108 do campus Coração Eucarístico, são discutidas, também, as ampliações do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), entre outros assuntos. Segundo Agnela, professores interessados em oferecer cursos ou qualquer ação para melhoria da formação de docentes da educação básica contam com a retaguarda do Comitê.
O Forprof tem parceria com a Secretaria do Estado de Educação, por meio da Magistra, escola criada pelo governo para ser a catalisadora de uma rede de todas as universidades e escolas de ensino superior de Minas Gerais, para oferecer educação continuada a mais de 150 mil professores. O objetivo da Magistra é promover a formação e a capacitação de educadores, gestores e demais profissionais da Secretaria Estadual de Educação (SEE), nas diversas áreas do conhecimento e em gestão pública pedagógica.
A Portaria R/Nº 005/2012, que instituiu o Comitê, foi assinada pelo reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, no dia 24 de fevereiro de 2012.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos