:: Voltar à primeira página do informativo ::
Você sabe que climatério é diferente de menopausa?
O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. Somente após um ano de interrupção da menstruação é que podemos dizer que a mulher entrou na menopausa.
Cada mulher pode viver esta fase em uma idade diferente da outra e com mais ou menos sintomas. No entanto, a idade média das mulheres para entrar na menopausa é entre 48 a 55 anos. Quando ocorre nas mulheres com menos de 40 anos é chamada de menopausa prematura e nestes casos os efeitos prejudiciais para o organismo costumam ser mais intensos.
Sintomas
Os sintomas mais frequentes são: ondas de calor, alterações do humor, modificação da sexualidade, osteoporose e aumento do risco cardiovascular.
Apesar de terem uma causa orgânica (redução ou falta de hormônios), os sintomas se relacionam também a questões de ordem emocional, cultural e social. Na faixa etária dos 48 aos 55 anos, é comum as mulheres estarem se preparando para a aposentadoria, repensar seus planos para a vida, estar com os filhos criados, ganhar peso, entre outros fatores que podem contribuir para exacerbar os sintomas.
Explicando os sintomas
Ondas de calor - causam uma vermelhidão súbita sobre a face e o tronco, acompanhados por uma sensação intensa de calor no corpo e por transpiração. Podem aparecer a qualquer hora e, muitas vezes, são tão desagradáveis que chegam a interferir nas atividades do dia a dia.
Alteração do humor - geralmente provocada por sintomas emocionais, tais como ansiedade, depressão, fadiga, irritabilidade, perda de memória e insônia devido às alterações hormonais.
Modificação da sexualidade - diminuição do desejo sexual, que pode estar alterado por vários motivos, entre eles, a menor lubrificação vaginal.
Osteoporose - diminuição da quantidade de massa óssea, tornando os ossos frágeis e mais propensos às fraturas, principalmente no nível da coluna vertebral, fêmur, quadril e punho. Embora algumas mulheres possam não apresentar nenhum sintoma, alguma manifestação silenciosa da deficiência hormonal pode estar ocorrendo, como a perda de massa óssea, que pode levar à osteoporose. É nos cinco primeiros anos após a menopausa que ocorre uma perda óssea mais rápida.
Aumento do risco cardiovascular – causado pela diminuição dos níveis de estrogênio, hormônio que protege o coração e os vasos sanguíneos contra problemas, evitando a formação de trombos que obstruem os vasos e mantém os níveis do bom colesterol.
Tratamento
O uso de hormônio na menopausa (terapia de reposição hormonal ou uso de hormônio na pós-menopausa) é um tipo de tratamento que envolve a reposição do hormônio estrogênio,o que pode ser usado em combinação com a progesterona. Não é indicado para todas as mulheres e deve ser uma terapia discutida conjuntamente com o ginecologista para avaliar os benefícios.
Existem terapias naturais que podem ser opção para quem não é adepto das medicações ou para quem não pode seguir este tipo de tratamento.
Dicas de saúde para as mulheres que se encontram nesta fase
- Realize atividade física;
- Evite cafeína e álcool;
- Faça uso de uma dieta balanceada e pobre em gordura;
- Procure apoio (familiar, amigos, médicos): a menopausa pode ser um período de mudanças emocionais. Pode modificar a imagem que você tem de si mesma devido ao fato de seu corpo e suas responsabilidades estarem sofrendo mudanças. Você deve procurar auxílio com pessoas que vivenciam o mesmo problema. Procure estar em convívio com pessoas que fazem você se sentir bem e que melhorem sua autoestima.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos