:: Voltar à primeira página do informativo ::
Instalado há quatro anos na PUC Minas no Barreiro, o Laboratório de Técnica Dietética foi criado para ser o local de prática das disciplinas de Técnica Dietética e Gastronomia do Curso de Nutrição. “Esse nome é proveniente da disciplina que estuda as transformações que os alimentos sofrem nas etapas de processamento”, explica a coordenadora do Laboratório, professora Sabrina Alves Ramos, também responsável pela área de extensão do curso.
Nas aulas, os alunos aprendem sobre diferentes métodos de corte de alimentos e métodos de cozimentos, além de aprofundar os conhecimentos e descobrir novos ingredientes.
O espaço é equipado com fogões, coifas, batedeiras, mix, extratores de suco, balanças, geladeiras, multiprocessadores, liquidificadores, micro-ondas e termômetros.
A equipe do laboratório é composta pela coordenadora; pelas funcionárias Krisna Tulia de Lima e Lucimar Oliveira Magalhães, que são responsáveis por montar as aulas, fazer as compras e a limpeza dos equipamentos; dois monitores, que auxiliam os alunos que têm dúvidas nas disciplinas; e os professores das disciplinas.
A técnica em Nutrição Krisna Tulia de Lima, que também é estudante do 7º período do curso, está no laboratório desde 2008. Ela acompanhou o processo de implantação e os aprimoramentos ocorridos ao longo dos anos. “Quando eu entrei, o espaço estava sendo construído ainda. De lá para cá, foram mudanças muito grandes. Hoje, os alunos podem desenvolver pesquisas, porque o Laboratório possibilita isso”, conta. Para ela, a oportunidade de cursar Nutrição significa a realização de um sonho. “Quando eu tive a chance de fazer o curso técnico, eu me apaixonei. Mas é um curso muito direto, prático e objetivo. A graduação te proporciona uma visão mais ampla, abre a sua cabeça. Agreguei muitos conhecimentos porque estou no laboratório”, afirma a funcionária, que, após a formatura, diz pretender continuar estudando e aproveitar as oportunidades que forem surgindo.
Extensão e pesquisa
Além do ensino, o laboratório propicia a realização de atividades de extensão e pesquisa. O Curso de Aproveitamento Integral de Alimentos, oferecido seis vezes durante o ano, conta com a participação de moradores do Barreiro e de outras regiões de Belo Horizonte e municípios vizinhos. Nesse mesmo espaço, em 2011, o projeto de extensão Educação e Avaliação Nutricional de Crianças de uma Escola Municipal em Belo Horizonte realizou uma oficina de culinária com pais de alunos da Escola Municipal Padre Flávio Giammetta, localizada no Barreiro, na qual ensinaram os cuidados de higiene durante a manipulação dos alimentos. Trabalhos interdisciplinares e de conclusão de curso também são desenvolvidos no ambiente.
O Curso de Nutrição dispõe ainda de outros dois laboratórios: o de Microscopia e Macroscopia e o de Físico-Química.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos