LADO B POR DENTRO DA PUC Portal PUC Minas CADÊ VOCÊ? GENTE NOVA GERAIS ANIVERSÁRIOS EM DIA COM RH PUC CULT BEM-ESTAR

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Foco na gestão da cultura organizacional

Qual o significado do seu trabalho na organização na qual você atua? Essa, talvez, seja a pergunta mais importante a ser respondida por um gestor, e demais trabalhadores, de acordo com a consultora empresarial e professora da PUC Minas, Betania Tanure, que deu a palestra Gestão da Cultura Organizacional, para gestores da Universidade, no dia 24 de fevereiro. O evento fez parte das atividades do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), promovido pela Diretoria de Recursos Humanos da Sociedade Mineira de Cultura. O reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, falou, na abertura dos trabalhos, sobre a importância  de se investir no desenvolvimento dos funcionários. Para ele, “o aprendizado é enriquecedor para todos”.

A consultora fez uma abordagem geral sobre como a mudança dentro de uma empresa é encarada pelos gestores e subordinados. “Toda mudança gera desconforto, pois age diretamente na zona de conforto das pessoas”, diz ela. “Quando se pensa em mudança, é preciso abordar estrutura, estratégias, visão de futuro, processos e pessoas. Além disso, é preciso ter consciência da necessidade da mudança e querer mudar”.

A profissional esclareceu alguns pontos sobre a cultura organizacional, que é formada pela história, práticas e hábitos de uma empresa. Para uma análise, e posterior mudança, dessa cultura dois pilares são fundamentais: a cultura do país  e a liderança.
Betania Tanure alertou aos gestores que é preciso ter uma atitude menos autoritária, pois essa postura traz limitação para a construção do futuro, no processo de mudança. “Quando há um controle muito rigoroso, as pessoas ficam quietas e costumam não participar com ideias”. Ela chamou atenção, ainda, para o fato de que uma empresa de alta performance sustentável substitui limitação pela ambição; controle pelo apoio; contrato pela confiança e obediência pela disciplina. Os resultados empresariais, explica ela,  levam em conta não só o lado econômico, mas também o cliente, a sociedade e funcionários, ou seja, é mais abrangente.  E nesse processo, o funcionário contribuirá com a empresa a partir do momento em que ele entender o significado do que ele faz na instituição. Isso, em parte, é responsabilidade do gestor.
Betania Tanure é autora de diversos livros publicados no Brasil e no exterior, destacando-se Gestão à Brasileira; Gestão de Pessoas no Brasil: Virtudes e Pecados Capitais, em co-autoria com Paul Evans e Vladimir Pucik; Executivos: Sucesso e (In)Felicidade, entre outros.


A prof. Betania Tanure: palestra para gestores

:: Veja mais notícias no "Gerais" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos