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Atividades para o PDC 2012 já estão em fase de preparação

A partir deste mês de fevereiro, serão divulgadas as atividades referentes ao ano de 2012 do Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC), realizado pela Diretoria de Recursos Humanos da Sociedade Mineira de Cultura (SMC), por meio da área de Educação e Desenvolvimento Corporativo. De acordo com a analista de recursos humanos da SMC, Eloísa Lott Carvalho, o conteúdo é elaborado com base na estratégia organizacional e nos levantamentos de necessidades de treinamento e em demandas dos gestores das unidades/setores.

O PDC é desenvolvido por meio de ciclo de palestras, oficinas, sessões de cinema e oferta de treinamentos internos e externos, com o objetivo de desenvolver as competências comportamentais, necessárias ao bom desempenho das atividades de todos os setores da SMC, PUC Minas e Colégio Santa Maria. Os gestores de cada unidade/setor indicam os participantes em cada modalidade do PDC. Para este ano, a ideia é que as inscrições sejam realizadas diretamente no Portal RH.

Durante o segundo semestre de 2011, 834 funcionários participaram das atividades do PDC. Os filmes apresentados foram Alguém para Dividir Sonhos e Mestre dos Mares com 90 e 85 participantes, respectivamente. Após as sessões de cinema, os assuntos abordados eram debatidos e comentados com professores da Universidade. As palestras com os temas Felicidade no Trabalho e Administração do Tempo tiveram mais de 200 participantes cada uma. Os temas abordados foram relacionados aos aspectos comportamentais, emocionais e técnicos. O advogado da Assessoria Jurídica da SMC, Leandro Augusto Botelho Starling, gostou muito da qualidade na abordagem das duas palestras e da organização do evento. Para ele, participar das atividades contribuiu para melhorar o relacionamento no setor de trabalho. “As informações recebidas no programa contribuem para promover uma postura sempre melhor no ambiente corporativo, com o aperfeiçoamento pessoal e interpessoal”.

E para completar o PDC, 122 funcionários participaram da oficina Administração de Conflitos e 99 da oficina Desenvolvimento de Equipes, nas quais foram realizadas dinâmicas de grupo e jogos, que visaram o desenvolvimento de equipes de trabalho. A funcionária Maytê Cabral Mesquita, da Secretaria de Graduação da PUC Minas Virtual, gostou de participar das  oficinas. “O que mais me chamou a atenção foram as dinâmicas realizadas, pois houve uma grande interação entre os participantes e palestrantes. Geralmente em cursos e palestras não há muita interação”.

Para a secretária da Diretoria da Faculdade de Psicologia, Cláudia W. F. Ursine, as atividades foram importantes para conhecer funcionários de outros setores e os de fora da PUC Minas. “Foi interessante compartilhar problemas tão diferentes dos nossos. Espero que esta iniciativa seja contínua, e com maior repercussão entre os funcionários, para que todos tenham oportunidade de participar”.

Já para os gestores, houve o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), com carga horária de 92 horas. No conteúdo programático as atividades estavam relacionadas à gestão de pessoas, gestão financeira e de custos, estratégia e gestão de negócios, comunicação e marketing, gestão da mudança, além do trabalho de conclusão de curso. Para 2012 ainda não há definição de nova oferta do PDG.
O funcionário interessado em participar das atividades do PDC 2012 deve ficar atento à programação, que será amplamente divulgada.

DEPOIMENTOS  DE PARTICIPANTES DO PDC 2011:

Leandro Augusto Botelho Starling
Assessoria Jurídica da Sociedade Mineira de Cultura
“Considero importante a iniciativa da Instituição, pois permite o acesso a informações e esclarecimentos que contribuem para o nosso desenvolvimento como profissionais e como pessoas”.

Maytê  Cabral Mesquita
Funcionária da Secretaria de Graduação da PUC Minas Virtual
“Gostei muito das oficinas de que participei e penso que a Instituição deveria promover mais esse tipo de treinamento para os funcionários”.

Vera Lúcia M. Campello Silva - Bibliotecária da PUC Minas em Betim
“Eu me sinto privilegiada por fazer parte de uma Instituição que valoriza e acredita no potencial dos seus funcionários, investindo em programas como esse. No mundo competitivo em que vivemos, adquirir o 'conhecimento que transforma' no próprio ambiente em que trabalhamos com certeza é imperdível e maravilhoso”.

Cláudia W. F. Ursine – Secretária da Diretoria da Faculdade de Psicologia
“Fiquei contente com a iniciativa da Diretoria de Recursos Humanos da SMC, com o Programa de Desenvolvimento de Competências, com a diversidade das atividades, dias e horários acessíveis a todos os funcionários. Foram momentos de alegria, descontração e aprendizagem. Imaginem cinema com pipoca e refrigerante. Achei o máximo!”

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Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos