:: Voltar à primeira página do informativo ::
Em março deste ano, alunos do Curso de Enfermagem, sob a orientação da professora Jaqueline Barata, realizaram um estudo sobre a prevalência de obesidade, diabetes e hipertensão arterial entre os trabalhadores da instituição, em parceria com a Cipa e o Sesc.
Os números encontrados revelaram que mais da metade dos trabalhadores está acima do peso com graus diferentes, que variam do sobrepeso à obesidade. A obesidade é considerada causa de uma série de patologias, entre elas, o diabetes. Assim, pode-se afirmar que, além dos trabalhadores que apresentaram taxas de glicose elevadas durante o estudo, muitos têm hoje uma predisposição para o aparecimento do diabetes.
Diagnóstico
Tão importante quanto o diagnóstico é o acompanhamento para que o trabalhador modifique seus hábitos de vida. Só assim justificativas como falta de tempo, falta de dinheiro e cansaço podem ser superadas, fazendo com que o trabalhador possa:
- Manter uma alimentação saudável
- Praticar atividade física regular
- Não fumar
- Controlar a pressão arterial e glicemia
Fica a dica: essas medidas, sendo adotadas precocemente, podem resultar no não aparecimento do diabetes em pessoa geneticamente predisposta ou levar a um retardo importante em seu aparecimento e na severidade de suas complicações.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos