:: Voltar à primeira página do informativo ::
Tempo seco, ar condicionado, computador muitas horas por dia... nem sempre os olhos aguentam. E, para aqueles que já têm problemas na visão, os cuidados devem ser redobrados.
Márcio Túlio Morato, funcionário da equipe de Administração, Desenvolvimento e Suporte Tecnológico da PUC Minas Virtual, tem a síndrome do olho seco, que é caracterizada pela umidade e lubrificação inadequadas dos olhos. A doença é causada, geralmente, pela má qualidade da película que lubrifica os olhos. Ele conta que procura manter-se sempre bem hidratado, tomando muita água, e, ao utilizar o computador, pisca os olhos com frequência para estimular a bolsa lacrimal. E, quando necessário, utiliza colírios recomendados por seu oftalmologista.
A médica do Posto Médico do campus Poços de Caldas, Janaina Batista dos Santos Neves, reafirma que, principalmente durante os dias mais secos, a preocupação com a hidratação deve ser redobrada. “Assim como o nosso corpo, os nossos olhos são compostos em quase sua totalidade por líquidos”, relata. “O ressecamento dos olhos pode provocar a adesão de corpos estranhos e infecções virais e bacterianas como as conjuntivites”, frisa a médica, que também faz o alerta - o uso de colírios deve ser sempre recomendado por um oftalmologista.
Márcio toma alguns cuidados no seu dia a dia profissional. Ele sempre usa seus óculos de grau e, para mexer em equipamentos pequenos, utiliza lentes de aumento. E, por ter a síndrome do olho seco, o ar condicionado da sua sala nunca é ligado quando ele está presente. Ele também usa somente óculos certificados e vai ao oftalmologista a cada seis meses.
A médica Janaína ressalta que usar óculos de qualidade certificada é fundamental. E frisa outros cuidados que devem ser tomados com os olhos. “Algumas funções exigem óculos de proteção como equipamentos de proteção individual (epi). São aqueles funcionários que trabalham com produtos químicos que emitem vapores, que utilizam materiais que espirram, soltam fagulhas ou pedaços. Para eles, os óculos funcionam como uma barreira física protetora dos olhos”. Todos devemos, também segundo a médica, utilizar óculos escuros de boa qualidade com filtro contra os raios ultravioletas do sol.
Para aqueles que trabalham diante do computador muitas horas por dia, a médica Janaína lembra que é importante adaptar o tamanho da tela e das letras para uma melhor comodidade visual: “Muitas vezes exigimos muito dos nossos olhos ao trabalhar, sendo que basta apenas configurar a tela e aumentar o tamanho da letra”, lembra. E reitera: “Não podemos nos esquecer de manter a hidratação corporal e de consultar um oftalmologista com frequência”.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos