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O aprimoramento constante do atendimento aos seus alunos faz parte do conjunto de ações da PUC Minas em relação ao seu corpo discente. Não apenas aos que estão em salas de aula, mas também aos que, por um motivo ou outro, tiveram suas vidas acadêmicas interrompidas. Esse relacionamento vem sendo feito pela equipe da Assessoria de Marketing e Relacionamento (AMR), da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan).
Responsável por esse trabalho, o Núcleo de Relacionamento, criado no primeiro semestre de 2010, é coordenado pela analista de Comunicação Ângela Bahia, que, juntamente com três agentes de relacionamento, faz o contato ativo com os alunos. O objetivo é ouvir o aluno que deixou seus estudos por algum motivo e encaminhá-lo aos setores que o auxiliarão na resolução de seu problema, para que o estudante possa retornar à Universidade.
E os primeiros resultados são animadores. Segundo o assessor da AMR, professor José Chequer Neto, cerca de 800 alunos retornaram aos estudos neste semestre por meio desses contatos. Esse resultado só foi possível pelo trabalho que os agentes de relacionamento realizam, conversando com esses alunos, pesquisando os motivos e orientando-os quanto às possibilidades de continuidade do curso iniciado. De acordo com o professor, há um comprometimento muito grande da instituição com a solução dos problemas. “O êxito do relacionamento e interação com os estudantes se devem também à colaboração das áreas acadêmicas e administrativas da Universidade”, afirma.
A AMR faz parte da Seplan, assim como a Assessoria de Planejamento Econômico e Acadêmico – Estratégico (Apec) e a Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais (ARII). Além do Núcleo de Relacionamento, a AMR possui também o Núcleo de Pesquisa e Informação, criado em outubro de 2008, quando a Seplan iniciou suas atividades. Esse núcleo realiza uma profunda pesquisa sobre o comportamento da educação superior, tendências futuras, novos programas e ofertas existentes nas comunidades em que a PUC Minas atua.
Para o assessor, esse trabalho permite melhores ofertas de cursos de graduação e pós-graduação, tanto presenciais quanto virtuais. “Esse acompanhamento e sistematização de novos modelos de cursos mantêm as ofertas da Universidade permanentemente afinadas com as fronteiras do conhecimento e as demandas da sociedade”, ressalta. Em médio prazo, de acordo com Chequer, a AMR também atuará junto aos ex-alunos e futuros candidatos aos processos seletivos, buscando orientá-los nas escolhas dos cursos e programas para ingressar na PUC Minas.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos