bem-estar PUC CULT em dia com RH aniversários gerais gente nova cadê você? Portal PUC Minas por dentro da PUC lado B

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Espaço Criança Esperança

Localizado no Aglomerado da Serra, região Centro-Sul da capital mineira, área marcada pela vulnerabilidade social e tráfico de drogas, o Espaço Criança Esperança Belo Horizonte (ECE-BH) é um projeto de extensão universitária, com foco na educação de crianças e adolescentes.

É fruto de parceria entre a PUC Minas – por meio do Instituto da Criança e do Adolescente (ICA), núcleo temático da Pró-reitoria de Extensão (Proex) –, Rede Globo, Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

As atividades ali desenvolvidas buscam o desenvolvimento humano nas dimensões escolar, familiar, comunitária e da saúde, além da educação para o mundo do trabalho e do lazer. Para isso, trabalha em articulação com as famílias, os movimentos populares e lideranças da comunidade.

De acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Aglomerado da Serra tem aproximadamente 42 mil moradores, sendo 6.500 crianças e adolescentes. Atualmente, o ECE-BH conta com o trabalho de três professores, 22 extensionistas e 45 funcionários da PUC Minas. Há a participação e o envolvimento de vários cursos e departamentos da Universidade, entre eles a Educação Física, Pedagogia, Comunicação, Ciências Sociais, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem.

Uma das funcionárias da PUC Minas que atua no Criança Esperança é Mariana Lana, técnica do Núcleo de Atenção Psicossocial. Ela fala da satisfação de trabalhar com os jovens atendidos pelo projeto e destaca o aprendizado mútuo.  "Gosto muito de trabalhar aqui no Espaço, porque temos uma relação direta com as crianças e os adolescentes do Aglomerado da Serra. E nessa relação aprendemos muito com eles", conta.   

O Espaço atende a cerca de 1.030 jovens, entre 6 e 18 anos, por meio de 27 oficinas esportivas, culturais e educacionais. Temas como sociabilidade e sexualidade também são trabalhados em eventos e rodas de conversa. Os participantes têm acesso à informática livre, acompanhamento e atenção psicossocial, espaços para leitura, convívio social e uso da biblioteca. À noite e nos fins de semana, é aberto à comunidade local e os diversos grupos têm a oportunidade de utilizar as quadras esportivas e as salas para atividades, reuniões, ensaios e recreação.

No Centro de Educação de Jovens e Adultos do Espaço Criança Esperança é oferecido ensino fundamental para aqueles que não o fizeram ou terminaram. Hoje, 195 alunos frequentam as aulas.


Equipe do Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos