bem-estar PUC CULT em dia com RH aniversários gerais gente nova cadê você? Portal PUC Minas por dentro da PUC lado B

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Corpo e mente em equilíbrio

Se a sua rotina de trabalho tem resultado em dores no corpo, posturas inadequadas, nervosismo e ansiedade, talvez seja a hora de praticar exercícios que possibilitem o equilíbrio, relaxamento e alongamento muscular. “Muitas vezes me sinto cansada e estressada. Busco alternativas para amenizar os efeitos da correria do dia a dia, conseguir relaxar e me concentrar”, conta Elaine Mara Avelar, funcionária da Biblioteca, que se inscreveu para as aulas de Tai Chi Chuan, que são ofertadas pela Pastoral na Universidade, no núcleo universitário de Contagem. A bibliotecária Maria Carmen também aposta no Tai Chi Chuan. “Espero que a prática me ajude a refletir sobre minha vida e minhas atividades”, afirma. 

Muitos funcionários trabalham em frente ao computador o dia todo, participam de reuniões estressantes, sem uma pequena pausa no trabalho, práticas essas que podem trazer danos à saúde e diminuir a qualidade de vida. Segundo o professor de Tai Chi Chuan José Vicente Medeiros Filho, a arte marcial chinesa pode melhorar a vida de pessoas de todas as idades que buscam aumentar o bem-estar. “São realizados alongamentos, exercícios de fortalecimento e movimentos leves e suaves que beneficiam corpo e mente. É como se fizéssemos uma meditação em movimento”, afirma.

Outra opção para quem busca equilibrar corpo, mente e espírito é o Pilates. Maria Nazareth Ferreira, funcionária do Instituto de Educação Continuada, pratica a técnica há dois anos e sente os benefícios. “Com certeza, hoje, tenho uma melhor postura e força muscular, além de ter ficado mais calma e mais ponderada”, conta.

O educador físico Marcos Rocha explica que a técnica é um método de alongamento e exercícios físicos capaz de melhorar a flexibilidade, força muscular e respiração. “Todos devem se dedicar aos exercícios que aumentam a resistência física e mental do praticante. É fundamental para quem quer uma vida saudável”, afirma. Como resultado, Nazareth comemora a fuga da rotina do trabalho e das atividades tensas do dia. “As aulas de Pilates me fazem sentir melhor. Realizo minhas funções com mais empenho, tenho mais rendimento e trabalho mais feliz”, diz.


Maria Carmen e Elaine Mara: aposta no Tai Chi Chuan

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos