:: Voltar à primeira página do informativo ::
“Uma TV completamente diferente. É uma extensão do curso de Comunicação e, ao mesmo tempo, uma oportunidade única de se ter conhecimento além da sala de aula”. Essa é a definição que a chefe de reportagem, Simone Cristina Moreira, de 25 anos, tem da PUC TV. Quando ainda era aluna do curso de Jornalismo, trabalhar na TV era apenas um sonho, que se concretizou em 2007, quando foi selecionada entre 160 concorrentes a uma vaga de estágio voluntário no programa Espaço PUC. Após a formatura, em 2008, Simone cobriu férias de uma funcionária, na chefia de reportagem, já que a experiência como repórter, produtora e apresentadora havia sido muito exitosa.
Pouco tempo depois, já era funcionária da TV. Hoje, ao coordenar toda a equipe de repórteres, câmeras, produtores e editores, ressalta que é uma atividade intensa o dia inteiro: mesmo em casa, pensa no que pode ser uma boa matéria para o dia seguinte.Simone integra a equipe de 30 funcionários e 23 estagiários que compõe a PUC TV, no ar desde setembro de 1998, a partir da “Lei do Cabo” (n° 8977, de 6 de janeiro de 1995). A PUC TV é considerada uma referência entre as demais emissoras universitárias do País. Os programas são desenvolvidos por estagiários e funcionários da PUC Minas, sob a coordenação de professores e profissionais de Comunicação. “A PUC TV é um lugar privilegiado de se aprender a fazer televisão, com ética, criatividade e liberdade. E somente consegue fazer o seu trabalho por interagir com as demais áreas da Universidade, já que seu conteúdo é muito baseado na colaboração e participação de alunos, professores e funcionários”, destaca a diretora, professora Júnia Miranda.
São produzidos, semanalmente, cerca de 40 horas de programação, divididos em 13 programas. Entre as atrações da grade, estão dois telejornais diários, o Jornal 15 Minutos e o Espaço PUC, os quais seguem uma linha editorial comprometida com o exercício da cidadania, da educação e com a utilidade pública. A PUC TV é a única emissora universitária no Brasil que tem jornal diário ao vivo. Além disso, tem programas semanais, quinzenais e mensais sobre os mais diversos temas, desde economia à fotografia. Esportes Gerais, TV Tribo, Universus, Cenário Cultural, Microfonia e Olhar Indiscreto são alguns exemplos.
Para Alexandre Carneiro Soares, de 26 anos, aluno do 7º período de Jornalismo (Coração Eucarístico), o estágio na PUC TV permite aprender todo o funcionamento de uma televisão, trabalhando em várias funções como produtor, apurador, repórter, por exemplo. “São várias aulas fora da sala. Talvez, até, um outro curso”, simplifica com um largo sorriso.
Localizada no prédio 61, campus Coração Eucarístico, a PUC TV também é sede do Canal Universitário de Belo Horizonte, transmitido pelo cabo, pela NET (canal 12) e pela Oi TV (canal 14). O canal reúne, ainda, as produções da UFMG e UNI-BH.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos