LADO B POR DENTRO DA PUC PUC CULT EM DIA COM RH GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? BEM-ESTAR MEMÓRIA VIVA EM DIA COM RH

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Espaço de cultura e acolhimento

Ao entrarmos no Campus Coração Eucarístico, podemos ouvir o som do piano entre os prédios históricos que nos encantam. O complexo arquitetônico da PUC Minas foi tombado em 1992 pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Belo Horizonte, sendo suas edificações, originalmente, destinadas a abrigar o antigo Seminário Coração Eucarístico. As construções eram dormitórios, os quais, nos anos de 1970, sofreram adaptações, transformando-se em salas de aula e órgãos administrativos da então Universidade Católica de Minas Gerais. Assim, o prédio 7, localizado em meio aos jardins, passou a abrigar o Centro de Registros Acadêmicos (CRA), que tem por funções coordenar os trabalhos de controle e registro da graduação, orientar funcionários e professores, administrar o fluxo de matrículas, acompanhar o calendário da Instituição, dentre outras atribuições.

À época de sua instalação, até o final da primeira década dos anos 2000, acolheu os funcionários responsáveis por estas atividades entre mesas, armários e divisórias na cor bege. Cada repartição cuidava de assuntos específicos e conforme a Universidade se expandia, o local acumulava um sem número de caixas-arquivo, distribuídas em estantes, além de enormes pilhas de papéis. Com o tempo, tornou-se pequeno diante da complexidade das incumbências e do aumento das demandas da comunidade acadêmica. Por isso, em 2010, foi fechado por curto período e sua parte interna, fachada e telhado passaram por uma restauração, executada em consonância com os projetos aprovados pela Diretoria de Patrimônio da capital mineira, sendo o CRA transferido para o prédio 3.

 

 

Terminada a restauração, em 2011, a construção histórica recebeu a denominação Espaço Cultura e Fé. Localizada no centro do Campus, visível ao adentrarmos o átrio que congrega o conjunto arquitetônico, transformou-se em ambiente de confraternização de professores, alunos e funcionários. Possui uma lanchonete com mesinhas, poltronas confortáveis para leitura, uma delicada e moderna “capela aberta”, um belo piano e ampla sala de reuniões, cuja porta é imperceptível, porquanto contígua à parede. Recentemente, em 2017, o espaço passou a acomodar, também, a livraria da Editora da PUC Minas, em parceria com a Livraria Aguiar. Conta, portanto, com infraestrutura para a realização de diferentes eventos, como palestras, lançamentos de livros, encontros e exposições. Acontecimentos e momentos fundamentais e prazerosos na composição do universo acadêmico, embalados por músicas, conversas e ideias. Um espaço que, em meio ao frenesi cotidiano, permite-nos ouvir, contemplar, orar, ler, sorrir e sentir.

*Texto de autoria da professora Silvia Racchi, do Departamento de História da PUC Minas

 

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos