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Os equipamentos dos laboratórios estão prontos para atender às práticas pedagógicas. As salas de aulas estão limpas, os serviços tecnológicos do SGA e das bibliotecas funcionando para acolher todas as demandas dos cerca de cinco mil novos alunos que chegaram aos campi e unidades da PUC Minas neste mês de fevereiro. Quem está na linha de frente neste momento de acolhida aos calouros são os funcionários da Universidade." Quem fala em nome da instituição neste momento é o funcionário. Ele é a cara da PUC ao receber os novos alunos", destaca o professor Sérgio Silveira Martins, diretor executivo de Recursos Humanos.
A secretária acadêmica do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Renata Guimarães Rodrigues, há 13 anos na Universidade, reconhece os meses de fevereiro e agosto como os mais importantes do ano na sua agenda de trabalho. "Os calouros chegam com dúvidas básicas, desde como preencher o requerimento de matrícula, como funciona a Universidade. Afinal eles acabam de sair do ensino médio. Ainda estão perdidos. Alguns estão questionando se fizeram a escolha certa. Nós damos conselhos até sobre isso. Vejo nosso trabalho, nesta hora, de muita orientação. Nossa equipe de dez pessoas fica muita atenta em atender a todos com carinho e atenção", relata a funcionária, que está há três anos no cargo.
Renata formou-se em Letras na PUC quando ainda era auxiliar administrativa no curso de Arquitetura. Na posição de aluna, ela teve a experiência de saber como é importante o apoio da secretaria acadêmica. "Ainda não estava no cargo, mas como estudante precisei contar muito com a ajuda do pessoal da secretaria da Letras para entender como o curso funcionava. Então, aprendi muito com eles sobre a importância de como atender os alunos nesse momento", lembra Renata.
Recepção ao Aluno
Para o professor Sérgio Martins, o atendimento ao aluno é uma área importantíssima na medida em que a visão do estudante sobre a instituição não é só da sala de aula ou do professor. É todo um momento em que ele interage com a Universidade. E nesse sentido, o momento da acolhida é o cartão de visitas. "É aquela primeira impressão de como funciona a instituição. Eu acho que a nossa responsabilidade aumenta ainda mais por sermos uma instituição católica."
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos