PUC CULT BEM-ESTAR LADO B EM DIA COM RH GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? MEMÓRIA VIVA GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Hortas na Universidade

Hortaliças, plantas medicinais e frutas são alguns dos produtos que podem ser colhidos na horta orgânica – sem agrotóxicos e adubos químicos, localizada ao lado do prédio 60, no Campus Coração Eucarístico. Iniciativas semelhantes ocorrem no Campus Poços de Caldas e na PUC Minas Virtual. Confira abaixo.

Campus Coração Eucarístico

No Campus Coração Eucarístico, a cada 15 dias, durante feiras que acontecem das 10h às 13h, os interessados podem levar sementes, mudas, agasalhos, livros e outros materiais que serão doados, para trocar por kits com produtos da época disponíveis no espaço. A horta existe desde 2015 e faz parte do projeto de extensão DCBio Sustentável, ancorado no Curso de Ciências Biológicas, mas que conta com parceria de vários cursos, setores, programas e projetos da Universidade, segundo o biólogo e funcionário André Rocha Franco, coordenador dos eixos Biodiversidade e Conservação, e Comunicação e Gestão, do projeto.

Segundo o biólogo, as feiras recebem cerca de 40 funcionários da Universidade que trocam seus produtos pelos kits. “Estamos divulgando aos poucos porque ainda não temos uma produção suficiente para atender toda a comunidade acadêmica e público externo, mas nossa ideia é ampliá-la para atender um público cada vez maior”, contou. Os interessados podem acompanhar as datas das feiras na página do DCBio Sustentável no Facebook.

A horta também cumpre um papel educativo e pedagógico, de acordo com André, pois recebe visitas de estudantes de escolas públicas e de cursos da Universidade para conhecer o trabalho que é realizado lá. “No Curso de Ciências Biológicas, por exemplo, há disciplinas de oficinas de extensão em que os alunos precisam cumprir determinadas horas e muitos deles fazem isso cuidando da horta, da composteira e também auxiliando na instalação de outras hortas, como a que fizemos recentemente na PUC Minas Virtual, que a princípio é pequena, mas a intenção é expandi-la”, disse.

A manutenção da horta é realizada pelo funcionário da PUC Minas João Roberto de Freitas e pelo jardineiro Agnon dos Santos Costa, da Serta, empresa que presta serviço de jardinagem na Universidade. Também participam dos cuidados com o espaço alunos extensionistas do projeto. O local conta ainda com uma estufa com sementeira para produção de mudas nativas da Mata da PUC Minas e de hortaliças, um sistema para captação da água da chuva e duas composteiras que produzem adubo.

PUC Minas Virtual

No dia 1º de dezembro de 2017, voluntários da PUC Minas Virtual, funcionários do Centro de Integração para a Sustentabilidade Ambiental (Cisal) do departamento de Ciências Biológicas e alunos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade se reuniram na parte externa da Unidade para a construção da sua horta comunitária.

“A ideia de termos uma horta surgiu da Caixa de Sugestões do nosso Comitê de Comunicação Interna”, conta Luciana Justi, membro do comitê. “Após a sugestão ser acatada, buscamos funcionários que pudessem ser voluntários no projeto”, explica. O próximo passo foi uma visita ao Cisal, onde o funcionário André Rocha Franco auxiliou na criação da horta comunitária.

Ele visitou a Unidade e identificou dois lugares com potencial para a instalação da horta: o jardim central, localizado em frente à copa, e o canteiro da parte externa, localizado ao lado da Tutoria. Em outubro, o funcionário apresentou o projeto para o Comitê e as providências necessárias para executá-lo foram tomadas. Quando for realizada a primeira colheita, os voluntários irão colher e disponibilizar as hortaliças na copa, na hora do almoço.

Para Isaac Antônio de Oliveira, tutor do curso de graduação a distância em Ciências Contábeis e um dos autores da sugestão, “a horta é uma excelente iniciativa, fiquei muito feliz ao ver que a minha sugestão foi aceita. Hoje, a relação que eu tenho com a horta é de colaboração. A tutoria fica bem perto dela e, estando ao seu lado, vou lá pelo menos uma vez por dia para acompanhar como as coisas estão evoluindo. Já percebo que a maior parte das mudas que plantamos cresceram. Sou de uma cidade do interior e cresci envolvido com as coisas da terra. Para mim, a nossa horta é um pouco da roça no trabalho da cidade grande”, conta.

Campus Poços de Caldas

No Campus Poços de Caldas, a horta orgânica, que existe desde 2015 perto do refeitório dos funcionários, foi planejada para atender professores e funcionários por meio do cultivo de hortaliças e produtos orgânicos. A renda recebida é revertida para a compra de novas mudas, adubos, sacos para entrega das hortaliças e utensílios necessários para a manutenção da horta.

O responsável pela manutenção do espaço, Clóvis Donizetti de Faria, conta que o cuidado com a plantação é diário e a utilização de esterco é imprescindível. “Todas as vezes que vou preparar o canteiro para colocar as mudas é preciso colocar também o esterco. A produção é orgânica e as verduras crescem saudáveis”, disse.

A horta comunitária, dividida em três canteiros, é reabastecida com o plantio mensal de aproximadamente 350 mudas e tem uma dimensão de cerca de 588,64 m². Produz semanalmente verduras, legumes e hortaliças como alface, rúcula, couve, almeirão, chicória, salsinha, cebolinha, jiló, chuchu e pimenta. As verduras são vendidas a R$ 1,00 e as hortaliças a R$ 0,50. Segundo o funcionário da Assessoria de Comunicação do Campus, Fernando Thales Pereira, que compra os produtos constantemente, a iniciativa é positiva. “Temos o privilégio de encontrar bons produtos para consumo, sem agrotóxico e muito saborosos. Sem contar a comodidade de comprar as verduras no próprio Campus”, diz.

Para a supervisora da infraestrutura, Tayane Costa, a ideia tem o objetivo de auxiliar na sustentabilidade e representa um diferencial na Instituição. “É possível contribuir com a qualidade da saúde dos colaboradores e do meio ambiente, já que o cultivo é totalmente orgânico. Com essa iniciativa, todos têm acesso a alimentos saudáveis, livres de toxinas e agrotóxicos, além de ser sustentável, uma vez que evita a poluição do solo e dos rios”, afirma.

:: Veja mais notícias no "Gerais" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos