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Necessidades especiais e inclusão

Com o objetivo de prestar suporte didático-pedagógico aos alunos com necessidades educacionais especiais, associadas às deficiências auditiva, visual, às limitações locomotoras e aos transtornos de aprendizagem e comunicação, foi criado pela Portaria 011/2004, de 26 de março daquele ano, o Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAI).

Localizado no Campus Coração Eucarístico, sala 107 do prédio 43, o NAI, um dos setores que integram a Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac), se faz presente nos campi e unidades da Universidade, por meio da Divisão de Apoio Comunitário, também ligada à Secac, prestando suporte aos alunos tanto da Região Metropolitana de Belo Horizonte quanto do interior do Estado.

O NAI é coordenado há quatro anos pela assistente social Ana Lúcia Moura, que possui uma equipe composta por 61 funcionários, sendo 14 com deficiência, e quatro estagiários: “Temos uma equipe de trabalho diferenciada para mantermos o foco de que a todo o momento temos que nos adaptar. Os funcionários com deficiência exercem um papel importante, nos dando sugestões e auxílio nas adaptações dos materiais didáticos”.

Dentro do NAI, há quatro subdivisões, que são as áreas técnicas especializadas, orientadas cada uma por funcionárias da Universidade: deficiência visual, por Alessandra Dias; deficiência auditiva, por Damares Oliveira; deficiência locomotora, por Janaina Maynard; e transtorno de aprendizagem e comunicação, por Carolina Braga.

Segundo a coordenadora, atualmente são atendidos aproximadamente 360 alunos tanto da graduação quanto da pós-graduação (lato e stricto sensu), de cursos presenciais e a distância, sempre com o foco na educação autônoma. Os professores também são orientados pela equipe do NAI, pois, de acordo com a coordenadora, muitos deles nunca deram aula para alunos com deficiência.

Acolhimento ao aluno

Ao chegar ao NAI, cada aluno passa por atendimento individual com o profissional de uma das áreas técnicas especializadas. “Procuramos saber se a deficiência é congênita ou se foi adquirida, como foram os ensinos fundamental e médio desse aluno, se teve apoio especializado, quais estratégias foram utilizadas por ele para chegar à Universidade. Com base nisso, damos sugestões didático-pedagógicas”, relata Ana Lúcia.

A área de deficiência visual realiza a digitalização, formatação e/ou adaptação de material didático em caracteres ampliados e/ou digitalizados em sistema Braille, oferece suporte de audiodescrição, leitura e transcrição de atividades avaliativas, além de suporte ao aluno no uso e domínio de tecnologia assistiva (leitor de tela).

Na área de deficiência auditiva, disponibiliza intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atender o aluno surdo ou intérprete repetidor para atender àqueles que não são usuários da Libras. Esses intérpretes ficam à disposição dos deficientes para acompanhá-los em aulas presenciais, visitas técnicas, estágio supervisionado obrigatório, apresentação e orientação de monografias, trabalhos de conclusão de curso e outros.

Já na área de limitação locomotora, mantém parceria com a Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), responsável pela implantação de medidas que visem à acessibilidade nos campi e unidades, orienta o aluno sobre rotas acessíveis, disponibiliza mobiliário adequado, como, por exemplo, cadeira especial e mesa com altura regulável, apoio de transcritor e, quando solicitado, empresta cadeira de rodas para uso dentro do Campus.

Criada há dois anos, a área de transtornos de aprendizagem e comunicação inclui alunos com Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades/Superdotação, e transtornos de aprendizagem, como dislexia (dificuldade na aprendizagem da leitura), discalculia (dificuldade com tarefas que envolvem números e conceitos matemáticos) e Transtorno de Déficit de Atenção  (transtorno neurobiológico de causas genéticas) com ou sem hiperatividade, entre outros.

Número de alunos assistidos pelo NAI, por áreas:

Deficiência Auditiva

48

Deficiência Visual

94

Limitação locomotora

120

Transtorno de aprendizagem e comunicação

98

Total

360 alunos

 

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