A experiência do aluno em sala de aula
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Lidar com a falta de entusiasmo dos estudantes em sala de aula pode ser uma tarefa difícil. Para atrairmos a atenção e conquistarmos o engajamento dos nossos alunos, me pergunto: os estudantes estão sendo cognitivamente estimulados em nossas salas de aula? O que podemos fazer para criar uma experiência motivadora e engajá-los ao longo de sua formação acadêmica?
No cenário da era digital, se torna um desafio cada vez maior manter o engajamento dos discentes no ambiente escolar, proximidade com os colegas, professores, instituição de ensino e com o mercado de trabalho.
Para alcançarmos o envolvimento e a participação ativa do estudante, é importante proporcionarmos um ambiente adequado para a educação integral. Precisamos contar com metodologias ativas que encantem a atenção de quem está ouvindo e cativem o protagonismo dos estudantes, tornando as experiências mais prazerosas e estimulantes na busca pelo crescimento profissional e pessoal.
Neste contexto, a instituição de ensino e os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem devem se retroalimentar em um ciclo que estimule o desenvolvimento de soft skills, como consciência social, empatia, liderança, criatividade, proatividade, persistência, colaboração, paixão e otimismo, para que os futuros profissionais se tornem capazes de solucionar problemas e serem aprendizes abertos ao conhecimento.
Na obra “Cinco caminhos para o engajamento: rumo ao aprendizado e ao sucesso do estudante”, os autores, Dennis Shirley e Andy Hargreaves, apresentam os cinco desafios para se estabelecer o engajamento dos estudantes em sala de aula: o desencantamento que está associado à falta de criatividade e inovação; desconexão devido ao sentimento de afastamento, de propósito pessoal e desarticulação com o grupo; o desempoderamento que se caracteriza pelo sentimento de impotência e ausência de voz dos alunos; a dissociação que é a falta de pertencimento; distração da mente para longe do que é irrelevante ou entediante.
Por outro lado, eles revelam os cinco caminhos para conquistar este objetivo e uma boa experiência dos alunos: (1) o valor intrínseco que está intimamente ligado ao encantamento e à criatividade; (2) a importância ou valor de realização que tem afinidade com o significado social e pessoal e com o propósito da atividade; (3) a associação que envolve o aprendizado cooperativo com outros e o senso de pertencimento; (4) o empoderamento que diz respeito ao desenvolvimento da confiança dos estudantes e da capacidade de adquirir habilidades e autonomia sobre suas próprias escolhas e decisões; (5) maestria que envolve a dedicação para produzir os trabalhos em busca da excelência e alto grau de desempenho.
Por meio desta reflexão, deixo um importante desafio antes de encerrarmos este ano repleto de novos conhecimentos: precisamos repensarmos nossos planos de ensinos e metodologias de ensino-aprendizagem, para que o progresso acadêmico e intelectual dos nossos alunos seja pautado na motivação e engajamento, ao longo de toda a sua vida acadêmica.
Profa.Dra. Cláudia Venturini
Pró-reitora Adjunta PUC Minas Betim
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Lançamento do projeto de extensão Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas
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Janaina Soares
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Por meio do projeto, professores e alunos dos cursos de Direito e Psicologia realizarão atendimentos jurídicos e psicológicos às vítimas
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A PUC Minas Betim lançou, no dia 16 de outubro, o projeto de extensão Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas: parceria entre a PUC Minas e a UFMG, no auditório do Campus.
A abertura do evento contou com as presenças da Pró-reitora Adjunta, Profa. Dra. Claudia Venturini; da coordenadora da Clínica de Trabalho Escravo da UFMG, Profa. Dra. Lívia Miraglia; da Profa. Dra. Maria de Lourdes Monteiro Albertini, representando a Faculdade Mineira de Direito (FMD); da representante da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas, Profa. Dra. Ester Jeunon; da coordenadora do Curso de Direito da PUC Minas Betim e da Clínica de Trabalho Escravo da Universidade, Profª. Dra. Marilene Gomes Durães; da coordenadora do Curso de Psicologia do Campus, Profa. Dra. Danúbia Godinho Zanetti e do acadêmico Adryan Papp, bolsista do projeto.
Em seu discurso, a professora Claudia Venturini pontuou a importância do projeto no combate às violações de direitos humanos e ressaltou os dados atuais sobre a incidência destes crimes no Brasil.
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Uma parceria pela cidadania e saúde
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No último mês de outubro, a PUC Minas Betim e a Prefeitura Municipal realizaram o projeto Interligados: PUC Minas e Prefeitura de Betim para ações de cidadania, destinado a alunos do Ensino Médio e Fundamental, pais, professores da Escola Estadual Gramont Alves Gontijo e comunidade da região do bairro Citrolândia.
Durante o evento, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, alunos e professores do Campus Betim promoveram diversas atividades de educação em saúde e cidadania, como oficinas, palestras, rodas de conversa, avaliação corporal e atividades físicas. O Vacimóvel também esteve presente e ofertou vacinas contra meningite; tétano e difteria; HPV; covid-19; influenza e hepatite B.
Dentre os temas das atividades realizadas pelos cursos de Biomedicina, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia, foram abordados a higiene íntima; saúde da mulher; tabagismo; mediação de conflitos; direitos e deveres de crianças e adolescentes; bem-estar e regulação emocional; saúde do adolescente; saúde do idoso; e alimentação saudável.
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Janaina Soares
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Durante o evento, os alunos puderam participar de várias atividades, como jogos educativos
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Campus celebra Dia do Professor e Funcionário PUC Minas
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Janaina Soares
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A programação das comemorações contou com palestra, oficinas, aula de Yoga, entre outras atividades
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Para celebrar o Dia do Professor no Brasil e o Dia do Funcionário da PUC Minas, o Campus Betim contou com uma série de atividades promovidas pelo Comitê de Comunicação Interna.
As datas comemorativas foram marcadas por oficinas de skincare, relaxamento e automaquiagem, café para os professores, lanche para os funcionários, aula de Yoga, além da palestra com o tema Equipes e seus desafios, ministrada pela professora Ester Jeunon, que abordou a importância e as vantagens do trabalho em equipe.
A oficina de relaxamento foi organizada pela Pró-reitora Adjunta, professora Cláudia Venturini, com o intuito de promover um momento de relaxamento, alívio de dores, melhora na qualidade de vida e prevenção de problemas que podem ser causados por movimentos repetitivos.
Para Manilda Pereira, funcionária que participou de diversas atividades, a programação do evento superou expectativas e permitiu que vivesse experiências libertadoras.
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Pró-reitora Adjunta recebe alunos no evento Redação Nota 1000
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Com o intuito de contribuir com as escolas na preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a PUC Minas Betim promoveu o aulão Redação Nota 1000, com Flávia Lucas, no auditório.
Professora de gramática e redação há mais de 15 anos, Flávia Lucas é graduada em Letras pela UFMG, especialista em ensino de produção de texto e detentora de uma didática descomplicada, capaz de ensinar os estudantes a escreverem melhor.
Na abertura do evento, a pró-reitora Adjunta, professora Claudia Venturini, contou um pouco sobre a sua trajetória acadêmica, agradeceu a presença de todos e deixou um recado importante aos estudantes, "busquem o caminho e não desistam nunca do que desejam".
O workshop gratuito foi destinado aos estudantes do Ensino Médio de Betim e região adjacente, treineiros e demais públicos interessados em realizar uma boa redação do Enem. Estiveram presentes 157 alunos de Betim, Sarzedo, Igarapé, Florestal, Belo Horizonte e São Joaquim de Bicas.
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Janaina Soares
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Participaram do aulão com a Profa. Flávia Lucas estudantes de Betim, Sarzedo, Igarapé, Florestal, Belo Horizonte e São Joaquim de Bicas
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