Raphael Calixto
|
|
|
A resiliência é um conceito relativamente novo, definido de maneira científica por volta dos anos 50 e 60 do século passado. Porém, há uma brincadeira que diz que o exercício da resiliência é tão antigo quanto andar para frente. Neste momento pelo qual todos estamos passando, temos sido desafiados em nossa capacidade de enfrentar situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente aos desafios cotidianos.
E é o exercício da resiliência e da coletividade que precisamos destacar aqui. Atualmente, na Unidade Barreiro, temos um grupo de funcionários dos setores de Infraestrutura, Biblioteca, Financeiro, SAJ, Secretária Acadêmica, Núcleo de Relacionamento, PUC Carreiras e Apoio Comunitário que tem exercido suas atividades no modelo presencial. Essas pessoas possibilitam que nossa Unidade continue exercendo em sua integralidade nossa missão para com a sociedade, de oferecer uma educação com qualidade. Vale ressaltar que todos que estão lá obedecem aos protocolos sanitários determinados pelos órgãos competentes e pela própria Instituição.
Esses profissionais permitem também que, neste delicado momento, os colegas que fazem parte do grupo de risco ou que dependam de transporte público para o deslocamento até o trabalho possam permanecer no sistema de trabalho remoto para contribuirmos com a redução da circulação do vírus. Deixo aqui o meu agradecimento especial a todos vocês. Afinal, a pandemia deixou muito evidente que precisamos ser uns pelos outros para vencermos o vírus coletivamente.
Para este primeiro semestre de 2021, temos dois importantes acontecimentos previstos. Aguardamos com ansiedade pela avaliação do Inep, órgão do MEC, dos nossos cursos de Administração e Ciências Contábeis, na expectativa de obtermos um excelente resultado, assim como os cursos das unidades São Gabriel e Praça da Liberdade, que recentemente obtiveram nota 5. Também aguardamos pela visita do Ministério da Educação para a avaliação da autorização de funcionamento do Curso de Psicologia em nossa Unidade.
Neste cenário de recrudescimento da pandemia, em que vemos o número de casos crescerem mais uma vez, retomo o tema da resiliência. Que sejamos resilientes por mais um tempo. Que possamos pautar nossas atitudes pensando no bem coletivo. Temos, como seres humanos, uma imensa capacidade de adaptação e enfrentamento. E é isso o que mais precisamos neste momento. Deixo aqui meu abraço, desejando que assim que possamos retornar em breve e vermos nossa Unidade movimentada e cheia de vida.
Professor Hélvio de Avelar Teixeira Pró-reitor adjunto da Unidade Barreiro
|