Não nos parece exagero afirmar que, especialmente na última década, o cenário da educação superior particular e comunitária no Brasil se reconfigurou. Por um lado, o número de estabelecimentos de ensino superior privado com fins lucrativos ampliou-se e assim também, consequentemente, se deu com a oferta de vagas. São empresas de educação, algumas delas resultado de fusões e aquisições que envolvem valores milionários e até bilionários. Este aumento das instituições privadas com fins lucrativos impactou as instituições superiores privadas-comunitárias, sem fins lucrativos, cujos resultados são aplicados nelas mesmas, em seu desenvolvimento institucional, no aperfeiçoamento de seus instrumentos e projetos educacionais. Por outro lado, a prolongada e agravada crise econômica tem impedido aqueles que querem buscar uma formação em instituições de ensino sérias e efetivamente comprometidas com a educação de qualidade. Somam-se a tudo isso, agora em 2019, as reiteradas manifestações e decisões do atual governo de não priorizar a educação superior em termos de investimentos e no conjunto de sua atuação. Neste campo, reconhecemos também a grande dificuldade das instituições de ensino superior públicas. É neste cenário, e movida pela urgência de tantos desafios na atualidade, que a PUC Minas estabeleceu para o ano de 2020 mudanças importantes em seus cursos de graduação, que visam, acima de tudo, oportunizar que mais alunos possam estar conosco nesse grande projeto educacional. E temos realizado alterações importantes: o fim do vestibular do meio de ano e a adoção do processo seletivo contínuo, agora simplificado; a introdução do Programa de Bolsa Social e de nova política de financiamento e, mais recentemente, a decisão, que entrará em vigor no primeiro semestre de 2020, do Calendário com 20 semanas de aula para a graduação, que terá impacto direto na redução dos valores de mensalidades da maioria dos cursos. A Universidade tem procurado, também, ser mais efetiva em suas práticas de mercado e das demandas da sociedade. Adotamos metodologias que têm nos permitido uma leitura mais aprofundada e atual das tendências do mundo do trabalho, a partir das quais definimos nossas ofertas e todo o conjunto de nosso portfólio de graduação e pós-graduação. Avançamos na qualificação de nosso marketing digital; na assertividade de nosso discurso publicitário e práticas de relacionamento com nossos públicos de interesse. |
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Creio ser justo afirmar que a Reitoria da PUC Minas, com o trabalho de suas assessorias acadêmica, de planejamento, de comunicação e de marketing, tem se desdobrado para que ainda mais tenhamos uma Universidade contemporânea e que responda com rapidez e de modo estratégico às importantes reconfigurações que o setor de ensino superior privado-comunitário vem experimentando. Mas esta caminhada está contando também – e deve contar sempre mais – com o apoio de outros setores da Universidade. Os gestores acadêmicos e o conjunto dos professores já compreenderam que o sucesso das medidas mencionadas depende, antes, da qualidade dos cursos que ofertamos. Isso é que tem referenciado a PUC Minas como a maior e melhor Universidade de Minas Gerais e uma das mais respeitadas do Brasil. Só é possível garantir ensino de qualidade com a busca da melhor aula; uma formação atualizada e em sintonia com as tendências do trabalho profissional e o compromisso com a pesquisa e a extensão e, principalmente, o respeito e valorização cotidiana do aluno. A PUC Minas, nesses 60 anos, construiu-se a partir das respostas ao chamado para contribuir com a formação de profissionais críticos e cidadãos esclarecidos – e do enfrentamento das dificuldades e obstáculos que surgiram nessa riquíssima história. As alterações que mencionamos acima têm o objetivo de garantir sustentabilidade à Universidade, para que ela continue a trilhar este iluminado caminho. Para tanto, é imprescindível que gestores, professores, funcionários técnico-administrativos e alunos estejam em comunhão com o propósito de fazermos da PUC Minas uma Universidade cada vez melhor. Nesse sentido, é preciso darmos respostas mais contundentes aos desafios atuais, fazendo com que a lucidez, a obstinação, a assertividade de nossas práticas educacionais e o compromisso inarredável com a qualidade sejam o norte de nossa vida acadêmica. Ao fazermos isso, cada um em seu papel, em sua potência e em seu verdadeiro comprometimento com a PUC Minas, estaremos constituindo um só corpo, movidos pelo mesmo espírito. E este é nosso convite: sigamos construindo a PUC Minas que queremos. Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães Reitor da PUC Minas Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte
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