Consumo consciente no Campus Poços de Caldas

O Campus Poços de Caldas se une aos demais campi e unidades para a redução do consumo de insumos e consequente preservação do meio ambiente. Com a criação da subcomissão de sustentabilidade este ano, as ações de economia passaram a ser direcionadas e fortalecidas.

Nas ações sustentáveis para a economia de energia elétrica houve a substituição da iluminação mista dos postes públicos por iluminação LED; a substituição de 306 lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED nos setores, coordenações e algumas salas de aula; a instalação de luminárias, que aumentam a eficiência da iluminação com lâmpadas LED, em reformas e novas edificações; a substituição de alguns aparelhos antigos de climatização de alto consumo por novos aparelhos de baixo consumo; e o gerenciamento de energia das estações de trabalho por parte da GTI para que os computadores sejam desligados após o trabalho.

Elisa Erino
O plantio de mudas faz parte das ações de sustentabilidade planejadas no Campus

Nas ações de economia de água o Campus passou a reutilizar a água da chuva para irrigação. Nesse processo, foi instalado um reservatório de 5 mil litros para irrigação do gramado e árvores próximas ao estacionamento do Prédio 4. Redutores também foram instalados nos prédios, Clínicas de Fisioterapia e Biblioteca para diminuição da vazão das torneiras.

Outras ações de sustentabilidade foram o plantio de 258 novas mudas de plantas e o cultivo de hortaliças e produtos orgânicos vendidos para professores e funcionários do Campus. A renda recebida é revertida para a compra de novas mudas, adubos, sacos para entrega das hortaliças e utensílios que o jardineiro precise para manutenção da horta.

Houve também a substituição de copos descartáveis por 120 xícaras e 120 copos de vidro em 18 setores do Campus. Para a supervisora do setor de Infraestrutura e membro da subcomissão de sustentabilidade, Tayane Costa, as ações são fundamentais na iniciativa de se fortalecer o consumo consciente. “Diante do cenário atual de grandes preocupações ambientais, é extremamente importante que a Universidade incorpore a dimensão da sustentabilidade, com boas práticas que visem o desenvolvimento, a economia e o equilíbrio com o ecossistema, assumindo assim o seu papel de exemplo na formação de pessoas e conceitos”, ressalta.

 

VOLTAR

 

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa
(31) 3319-4917 | imprensa@pucminas.br | www.pucminas.br | pucminasoficial