Proex reduz em 50% o uso de copos descartáveis em um ano

Uma decisão conjunta dos funcionários da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) beneficia diretamente o meio ambiente e auxilia na redução de gastos da Universidade com copos descartáveis no setor. A equipe optou por utilizar, no dia a dia, copos de vidro, xícaras e garrafas retornáveis.

Esse acordo voluntário entre todos da equipe resultou em uma redução de 50% na aquisição de copos descartáveis pela Proex. “Penso que a iniciativa dos funcionários técnico-administrativos é de grande relevância por contribuir com a sustentabilidade da Universidade, assim como para preservação do meio ambiente”, afirma o professor Wanderley Chieppe Felipe, pró-reitor de Extensão da PUC Minas.

Raphael Calixto
A equipe da Proex optou por utilizar, no dia a dia,
copos retornáveis

O projeto de extensão Trabalhos Ecológicos de IntegrAção Social (Teias) realizou uma oficina com a equipe, em junho de 2016, na qual fizeram todos refletirem sobre o volume de copos descartáveis utilizados em apenas uma semana. Em parceria com as faxineiras do prédio 30, na época, foram recolhidos todos os copos descartados em um período de apenas cinco dias úteis. O volume assustou toda a equipe que, a partir disso, optou por utilizar suas xícaras, copos de vidro e garrafas. No meio ambiente, o tempo de decomposição de um copo descartável situa-se entre 250 e 400 anos.

Segundo dados levantados pela Secretaria Administrativa da Proex, responsável pela compra dos copos descartáveis, em 2016, foram utilizados 15 mil copos descartáveis de 200ml e 50ml. Já em 2017, foram 7.500 copos. “Podemos avançar mais e ampliar essa redução dos copos descartáveis”, explica o professor Wanderley. A equipe da Proex tem como meta não apenas ampliar a redução de copos, mas também a do uso de outros insumos, como impressões e folhas de papel.

 

VOLTAR

 

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa
(31) 3319-4917 | imprensa@pucminas.br | www.pucminas.br | pucminasoficial