PUC Minas Virtual lança campanha Qual vai ser o seu legado?

Em julho de 2017, a PUC Minas Virtual, por meio do seu Comitê de Comunicação Interna, lançou a campanha Qual vai ser o seu legado?, cujo objetivo é promover a reflexão e incentivar o consumo racional de recursos dentro da Unidade.

O primeiro tema trabalhado foi a conscientização acerca do uso de copos descartáveis. De acordo com informações do Instituto Federal Rio Grande do Norte (IFRN), um copo plástico demora, em média, 200 anos para se decompor na natureza e reciclá-lo é uma tarefa quase impossível. Pesquisa realizada pelo mesmo Instituto revela que, no Brasil, uma pessoa consome em média 1.056 copos descartáveis por ano em seu ambiente de trabalho.

Em seu primeiro mês de campanha, a PUC Minas Virtual atingiu resultados satisfatórios no que diz respeito ao uso de copos descartáveis: 2.800 unidades não foram utilizadas e, por consequência, deixaram de impactar o meio ambiente. Se empilhados, o número de copos não usados alcançaria duas vezes o tamanho do Edifício Acaiaca, o prédio mais alto de Belo Horizonte, com 120 metros de altura. Essa economia equivale, ainda, ao consumo de quase três pessoas, em um ano, no ambiente de trabalho.

No mês de outubro, o tema trabalhado é o consumo consciente de papel e impressão. Nesta etapa, os funcionários são instigados a pensar sobre a quantidade de árvores que precisam ser derrubadas para manter o seu consumo individual de papel durante um ano. Além disso, são conscientizados sobre como a destinação dos tonners e seus resíduos impactam na contaminação do solo e das águas.

Além dos temas já trabalhados, a campanha prevê, ainda, abordagens sobre o uso consciente de recursos como água e energia elétrica e de recursos como telefone e internet. A campanha, além de estar alinhada com o momento de redução de custos da Universidade tem, ainda, a proposta de voltar o olhar do funcionário para o seu dia a dia para que ele possa identificar oportunidades de melhoria e atuar na busca por atitudes sustentáveis que garantam um futuro melhor para o planeta e para as próximas gerações. É fato que todas as ações dos seres humanos impactam o meio ambiente, por isso é fundamental que cada pessoa repense o seu estilo de vida e de trabalho na tentativa de reduzir seus impactos ambientais. A campanha acontece prioritariamente no ambiente digital (Workplace e e-mail), seus resultados serão postados periodicamente e terá desdobramentos ao longo de todo o ano de 2018.



Campanha busca promover o consumo racional de recursos na PUC Minas Virtual.

 

VOLTAR

 

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa
(31) 3319-4917 | imprensa@pucminas.br | www.pucminas.br | pucminasoficial