Otimização dos custos de impressão e cópias

A Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), com o apoio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), iniciou a campanha de otimização dos custos de impressão e cópias em toda a Universidade. Entre as ações planejadas estão o balanceamento do fluxo de impressão, pela desativação de impressoras subutilizadas e o compartilhamento de impressoras com capacidade disponível, além da padronização de formatos e de tratativas de documentos físicos e digitais.

Por essa razão, o coordenador do Service Desk em Informática da GTI, Jenner Schiess Ramos, está se reunindo com os gestores e respectivas equipes para a identificação de oportunidades de economia, objetivando implantar e manter melhores práticas no uso racional do parque de impressão e cópia, com a efetiva contribuição dos usuários e o acompanhamento contínuo dos resultados pela Proinfra.

Economia com a lista eletrônica de presença

Desde agosto deste ano, quando a chamada para aferição da frequência dos alunos da graduação passou, em definitivo, a ser feita em dispositivos digitais, houve uma economia de 22,7 mil folhas Ofício 2, por semana, que deixaram de ser impressas para tal fim, informa Marcelo Nassau, gerente de Tecnologia da Informação da Sociedade Mineira de Cultura. Desde aquele mês, após um período de adaptação pelos docentes, não houve mais a impressão das listas previamente e nem mesmo a leitura das mesmas pela secretaria. Atualmente, apenas 2,4 mil folhas por semana, agora no tamanho A4, são utilizadas para impressão de folhas de ponto para os professores que, de acordo com a legislação trabalhista, não podem fazer o registro de ponto diretamente no aplicativo PUC Mobile, disponível tanto para Android quanto IOS.

Desde 2009, a Universidade terceiriza o serviço de impressão com o objetivo de assegurar capacidade, disponibilidade e eficiência gerencial adequadas às necessidades. Atualmente, a empresa Campello Inovação e Tecnologia é a responsável pelo fornecimento dos equipamentos, suprimentos, suporte residente e sistema de bilhetagem de impressão, sob a supervisão técnica da GTI e o controle administrativo da Proinfra.

Entre os pontos positivos da solução, destacam-se a atualização, a padronização e a integração tecnológica do parque de impressão, principalmente o suporte informacional proporcionado aos gestores que, juntamente com as suas equipes, são os principais agentes multiplicadores de valor nesse projeto.

 

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