Universidade sustentável

A atenção às questões ambientais e ao uso adequado e racional de insumos é uma constante na PUC Minas. Em sua rotina diária, em todos os seus campi e unidades, a Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Logística e Infraestrutura, promove ações que possam permitir sua sustentabilidade, procurando preservar, com qualidade, a dinâmica da comunidade acadêmica.

Nos últimos dois anos, diante do cenário de recursos escassos e de dificuldades em que se encontra o país, o que traz impactos para as instituições, foram adotadas várias medidas para redução de gastos, como instalação de equipamentos eficientes que geram maior economia de água e energia elétrica, por exemplo. Outras iniciativas, como a redução do consumo de copos descartáveis, impressão no modo frente e verso de cópias, manter aparelhos desligados quando não estiverem sendo usados, são também de extrema importância para que os bons resultados de economia se mantenham.

Mais recentemente, por meio das portarias R/nº 097/2016 e R/nº 017/2017, a Reitoria criou uma comissão para construir proposições de ações de sustentabilidade ambiental na Universidade. Para isso, esse grupo elaborou o Plano PUC Minas Sustentável, que prevê ações, a serem desenvolvidas a curto e a longo prazos, com o objetivo de fomentar a cultura sustentável no ambiente acadêmico.

Campanhas também têm sido realizadas nos vários campi e unidades para a sensibilização da comunidade acadêmica em direção ao uso racional de recursos. Essas e outras iniciativas, apresentadas neste informativo especial, buscam, além de combater o desperdício, contribuir para uma mudança de cultura em que o cuidado com o bem comum seja a tônica do cotidiano.

Mobilização para o combate ao desperdício

Após campanha em 2015, no auge da crise hídrica e energética no Brasil, de redução no consumo de insumos, em todos os campi e unidades da Universidade, a PUC Minas lança agora nova mobilização para combate ao desperdício, especialmente de energia elétrica, água, impressão de papéis e ligações telefônicas. “É importante sempre reduzirmos ao máximo o consumo de insumos. Já queimamos a gordura (com relação à campanha de 2015), então essa campanha atual é para auxiliar no combate ao desperdício”, pontua o pró-reitor de Logística e Infraestrutura (Proinfra), professor Rômulo Albertini Rigueira.

 

Raphael Calixto
O professor Rômulo Abertini alerta para a necessidade de se combater, cotidianamente, o desperdício

Campanha de economia de insumos

A Secretaria de Comunicação está criando campanha, em todos os campi e unidades, de economia de insumos, por meio de peças eletrônicas que serão enviadas a alunos, professores e funcionários, além de pop-up que aparece nas telas de todos os computadores da Universidade ao serem ligados.

Também serão produzidos adesivos para serem colados nos telefones, para estimular o uso consciente da telefonia, e nas tomadas, para incentivar a economia de energia.

De olho na sustentabilidade

  • Apague a luz ao sair do recinto;
  • Pressione com menos intensidade descargas e torneiras;
  • Utilize no máximo dois papéis-toalha para as mãos;
  • Desligue o computador ao sair para almoço e ao final do expediente;
  • Priorize a leitura de forma digital, imprimindo documentos somente quando imprescindível, utilizando frente e verso;
  • Priorize o uso de ventiladores ao invés de ar-condicionado. Este deve funcionar entre 22°C e 25°C e com portas e janelas fechadas;
  • Priorize o uso de canecas ou evite utilizar novos copos descartáveis a cada tomada de água ou café;
  • Priorize assuntos de trabalho ao falar ao telefone.

Otimização dos custos
de impressão e cópias

A Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), com o apoio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), iniciou a campanha de otimização dos custos de impressão e cópias em toda a Universidade. Entre as ações planejadas estão o balanceamento do fluxo de impressão, pela desativação de impressoras subutilizadas e o compartilhamento de impressoras com capacidade disponível, além da padronização de formatos e de tratativas de documentos físicos e digitais.

Contagem: reformas estruturais, economia e conscientização ambiental

No Campus Contagem as ações em busca de economia começam pelo aspecto estrutural. Diferentemente de outras unidades, que foram projetadas e construídas para abrigar a Universidade, a mais antiga unidade de expansão da PUC Minas, fundada em 1990, funciona em instalações antigas, que foram doadas à Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da Universidade, pela Congregação dos Padres do Trabalho.

Ações relacionadas à telefonia
e energia elétrica

Com foco na maior economia de insumos, a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) iniciou campanha para que cada funcionário técnico-administrativo atualize, no Portal RH, os números de telefone fixo utilizados no trabalho, e informe ali a respectiva senha para ligações externas (para esclarecer dúvidas, acesse o tutorial).
O objetivo é saber qual o perfil de consumo dos usuários de telefonia fixa e móvel das instituições ligadas à SMC, saber quanto custa esse serviço para cada instituição e levar ao conhecimento de todos os usuários e gestores o detalhamento analítico desses custos.

Marcos Figueiredo
Marcelo Nassau diz que software instalado
nos computadores da rede vem trazendo
economia no consumo a cada ano

Sensibilização, informação e mobilização
no Campus Betim

Basta percorrer o Campus Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, para encontrar em diversos locais a presença de campanhas educativas para um consumo consciente. Além dos banheiros e laboratórios, os informativos também são afixados em pontos estratégicos, como os bebedouros.

Em consonância com as campanhas de sensibilização e informação, outras medidas foram adotadas, como a implantação da coleta seletiva no Abrigo de Resíduos Sólidos.

Lorena Scafutto
Todo o papel e plástico do Abrigo de Resíduos Comuns são separados, pesados e encaminhados à Associação de Catadores de Papel de Betim (Ascapel)

Uso adequado da rede Wi-Fi permite acesso a mais usuários

O uso adequado da rede Wi-Fi (sem fio), destinada a fins acadêmicos e corporativos em todos os campi e unidades, possibilita o acesso de mais usuários. Essa é a principal recomendação do Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei), que gerencia tal rede.

O uso indevido para fins pessoais, de acordo com o Icei, compromete a qualidade do acesso de outros usuários da rede para fins acadêmicos e corporativos, necessitando adquirir um número cada vez maior de aparelhos que permitam o acesso à rede sem fio. “A Universidade continua investindo, fortemente, para ampliar a cobertura, mas é preciso haver um bom uso”, destaca o diretor do Icei, professor Lúcio Mauro Pereira.

Evolução da instalação de equipamentos de acesso à rede sem fio, sendo 2018 uma estimativa:

Entre as medidas para racionalização do uso, estão o gerenciamento de serviços e sistemas autorizados na rede e a restrição do número de acessos simultâneos. Outra medida é o ajuste da velocidade de acesso a redes sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp etc), priorizando tráfego acadêmico e corporativo.

PUC Minas Virtual lança campanha Qual vai ser o seu legado?

Em julho de 2017, a PUC Minas Virtual, por meio do seu Comitê de Comunicação Interna, lançou a campanha Qual vai ser o seu legado?, cujo objetivo é promover a reflexão e incentivar o consumo racional de recursos dentro da Unidade.


Campanha busca promover o consumo racional de recursos na PUC Minas Virtual.

Ações de sustentabilidade na Unidade Barreiro

A adoção de medidas sustentáveis que garantam um futuro melhor para o planeta são também foco da Unidade Barreiro. A sustentabilidade como prática diária de toda a comunidade acadêmica passa também pela economia de insumos, buscando seu uso racional.

Júlia Mascarenhas
Júlia Mascarenhas
Funcionário da Infraestrutura da Unidade Barreiro, Matheus Henrique Faleiro Silva faz o controle diário de consumo de água através do hidrômetro
Abrigo de resíduos sólidos da Unidade, utilizado para separar os resíduos recicláveis, orgânicos, químicos e infectantes

Proex reduz em 50% o uso de copos descartáveis em um ano

Uma decisão conjunta dos funcionários da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) beneficia diretamente o meio ambiente e auxilia na redução de gastos da Universidade com copos descartáveis no setor. A equipe optou por utilizar, no dia a dia, copos de vidro, xícaras e garrafas retornáveis.

Raphael Calixto
A equipe da Proex optou por utilizar,no dia a dia,
copos retornáveis

Consumo consciente
no Campus Poços de Caldas

O Campus Poços de Caldas se une aos demais campi e unidades para a redução do consumo de insumos e consequente preservação do meio ambiente. Com a criação da subcomissão de sustentabilidade este ano, as ações de economia passaram a ser direcionadas e fortalecidas.

Elisa Erino
O plantio de mudas faz parte das ações de sustentabilidade planejadas no Campus

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa
(31) 3319-4917 | imprensa@pucminas.br | www.pucminas.br | pucminasoficial