Agenda PROEX
Número 146 | 5 a 11 de dezembro de 2022 - ┌ltimo do 2║/2022

Lanšamento do livro Panorama Quilombola


Com texto do professor Matheus de Medonça Gonçalves Leite, coordenador do projeto de extensão A Luta pelo Reconhecimento dos Direitos Fundamentais das Comunidades Remanescentes de Quilombo, do Curso de Direito da Unidade Praça da Liberdade, a DCult Unicamp lança em evento híbrido (presencial e online) nesta quarta, 7 de dezembro, como parte das como parte das atividades do UnicampAfro, o livro Panorama Quilombola. A obra, que será lançada da 17h às 19h, no Auditório 3 do Centro de Convenções da Unicamp, é o primeiro resultado da parceria entre o LaPPA – Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais, Ameríndios e Afro-Americanos (Ceres-IFCH-Unicamp) e o Afro-Cebrap. O link da transmissão online será divulgado em breve, conforme informação dos organizadores. 

Intitulado Direitos Quilombolas e Justiça Popular: Agora a luta é pela democratização do Poder Judiciário brasileiro, o texto do professor Matheus expõe o racismo institucional do Poder Judiciário a partir das experiências extensionista do referido projeto de extensão.

O livro divide-se em três partes. A primeira apresenta o monitoramento da abordagem do tema na mídia, com especial atenção aos impactos da covid-19 sobre a população quilombola. A segunda e a terceira partes são dedicadas aos temas da Educação Escolar Quilombola e do Acesso Quilombola à Justiça, ambas contando com uma extensa entrevista e cinco textos curtos de divulgação científica. Encerra o volume uma reflexão sobre os direitos quilombolas desde 1988, com destaque para o período inaugurado em 2016.

A publicação conta ainda com dois ensaios fotográficos de Márcia Guena e Wanderson Andrade, que não só ilustram o livro, como oferecem uma narrativa visual própria. A descrição das imagens, a identificação dos autores e os seus textos de referência encontram-se na seção Sobre as Imagens.