Trabalhos desenvolvidos pelo Curso de Tecnologia em Jogos Digitais foram selecionados para o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) 2017, maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital.
Do curso da Praça da Liberdade, três trabalhos foram selecionados para a Mostra de Artes do evento. O jogo sério de tabuleiro Salve o Mosaico com a temática de educação ambiental, o qual nasceu do projeto de extensão Aprendendo e Compreendendo o Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu, foi selecionado para a categoria Boardgame Art. O jogo é uma criação dos alunos Alex Sander Reis, Camilla Martins, Felipe Blaso, Jailton Pucino, Paloma Fantini, Roselyne Lourdes e Victor Souza. Os outros dois foram selecionados para a categoria Concept e são trabalhos de concepção de personagens, produzidos pelos alunos Camila Carlos e Thales Silva. Eles ficarão expostos em vários pontos da cidade de Curitiba nos meses de outubro de novembro.
Um Tutorial e três artigos orientados pelo professor Marcelo La Carretta foram aceitos para as trilha de Arte e Design e trilha de Cultura respectivamente. São eles: o tutorial Um Campo Reticulado, Meeples e quatro Design Tricks a gosto: uma nova metodologia para criação de Advergames/ Serious Games de tabuleiro baseada em Quests, produzido pelo professor. Os artigos Dissonância Ludonarrativa X Suspensão da Descrença: quando o gameplay desmente a narrativa o quando ou jogador apenas a aceita, em coautoria com os universitários Matheus Bigogno Costa e Vitor Reda (Unidade Praça da Liberdade), e O suicídio entre o ver e o fazer: paralelos possíveis de 13 Reasons Why e Life Is Strange sob a ótica da direção de arte, com a colaboração do aluno Elias Issa (Unidade São Gabriel) e a estudante da pós-graduação em 3D Game Art Juliana Ribeiro.
Os trabalhos de conclusão de curso da Unidade São Gabriel Grimoire, produzidos pelos alunos Elias Issa, Igor Ribeiro, João Paulo Nunes, Paloma Fantini e Victor Albenor e Equilibrium, produzido pelos alunos Guilherme Froes, Guilherme Itabayana, Lucas Marques e Lucas Magno, receberam menção honrosa na categoria Melhor Jogo de Estudante. Grimoire é um jogo dos gêneros couch game multiplayer para computador que mistura as técnicas de tower defense e craft. Confira o trailer do Equilibrium.
O SBGames é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação e reúne pesquisadores, estudantes e empresários que tem os jogos eletrônicos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. O evento acontece este ano dos dias 2 a 4 de novembro na PUC Paraná.
Salve o Mosaico selecionado para o CineBaru
O jogo sério de tabuleiro Salve o Mosaico que tem como objetivo a educação ambiental sobre o bioma do Cerrado além do SBGames, também foi selecionado para o evento CineBaru, por meio do Chamado de Vivências Juventude no Sertão, na Mostra Sertãozinho, com foco nas crianças de escolas do norte mineiro.
O CineBaru propõe a expansão do setor audiovisual no norte de Minas Gerais e seu entorno, rompendo fronteiras e contribuindo para o alargamento das perspectivas socioculturais, enquanto espaço de construção, diálogo e formação humana. O evento aconteceu em outubro em Arinos, Minas Gerais.
O jogo se originou no projeto de extensão Aprendendo e Compreendendo o Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu da Praça da Liberdade. O projeto é coordenado pelo professor Eduardo Fantini em parceria com o Departamento de Geografia de UFMG, representado pela professora Doralice Pereira. Professores e alunos extensionistas de ambas as instituições e unidades da PUC Minas contribuíram para o projeto: Alex Sander Reis, Daniel Pinheiro, Camilla Martins, Felipe Blaso, Jailton Pucino, Isabela Izidoro, John Roger, Marcelo La Carretta, Marília Silva, Matheus Nogueira, Paloma Fantini, Paola Lushesi, Roselyne Lourdes, Tamara Silva e Victor Souza.