TEMAS

Modelagem e Simulação

Programas de modelagem e simulação são uma forma didática de articular várias esferas do conhecimento. Através deles é possível ensinar e treinar habilidades diplomáticas e comunicacionais. Tais programas vão além dos currículos universitários, proporcionando aos participantes novos conhecimentos e canais para a aplicação dos conteúdos adquiridos ao longo da formação acadêmica.

As simulações, amplamente conhecidas como modelos ou MUNs (Model United Nations), são exercícios de tomada de decisão. Os participantes formam comitês com processos decisórios fiéis aos da organização ou conferência que estão vivenciando – que pode ser o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Conselho de Ministros da OTAN, ou um gabinete do governo brasileiro, por exemplo. 

Construir uma simulação, bem como se preparar para uma, exige conhecimentos sobre a conferência a ser realizada, as diretrizes políticas e idéias dos participantes, e a competência e capacidade da organização em fazer valer as decisões a serem tomadas. 

No caso de simulações históricas, a experiência exige ainda um profundo conhecimento do contexto específico a ser vivenciado, de modo que os participantes possam "voltar no tempo" e viver a situação do ponto de vista dos verdadeiros diplomatas. Além disso, compreender o passado ao revisitá-lo é fundamental para o entendimento dos desdobramentos e implicações das decisões tomadas no curso da História.

 :: Volta :: 


Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444